Começa período proibitivo de queimadas em Mato Grosso
A Famato (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso) alerta os produtores rurais para o período proibitivo de queimadas que começa nesta sexta-feira, 15 de julho, em Mato Grosso e segue até o dia 15 de setembro, podendo ser prorrogado em razão das questões climáticas. A Famato é integrante do Comitê do Fogo e parceira todos os anos nas campanhas de combate aos incêndios no Estado.
A analista de Meio Ambiente da Famato, Lucélia Avi destaca que a entidade, que representa os 90 sindicatos rurais de Mato Grosso, trabalha com o compromisso de garantir educação ambiental e ações de prevenção ao fogo ilícito. “Com profissionais das áreas rurais e ambientais, a Famato conscientiza os produtores rurais da importância da prevenção, principalmente os que estão em áreas críticas e propícias a incêndios florestais. Por meios dos sindicatos espalhados pelo estado chegamos aos produtores rurais com cartilhas, palestras e treinamentos. A Famato tem a preocupação de levar conhecimento e conscientização ao produtor”, disse Lucélia.
O Estado passa por um período de estiagem, o que favorece o tempo seco e as consequências são os incêndios. Para evitar a propagação do fogo, o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente), lançou no dia 12 de julho a “Campanha de Combate e Prevenção às Queimadas do ano de 2016”.
A programação das atividades de combate a incêndio nos próximos 60 dias serão direcionadas pela Sema, Corpo de Bombeiros e brigadistas responsáveis pela fiscalização de fogos de fogo em áreas urbanas e rurais.
O coronel do Batalhão do Corpo de Bombeiros, Paulo André Barroso recomenda aos produtores rurais ações preventivas, como construção de aceiros e preparação dos funcionários para o combate, já que o incêndio começa em pequenos focos que podem ser combatidos.
“É importante ter pessoas treinadas na propriedade rural que possam combater os pequenos focos de incêndio, até porque o Corpo de Bombeiros não está em todos os municípios do estado. E agora no período proibitivo não usar o fogo de forma alguma”, destacou Barroso.
Em Mato Grosso o Corpo de Bombeiros tem 130 homens do Batalhão de Emergências Ambientais para atuar nas bases espalhadas em 18 municípios e outros 130 soldados que nesta estiagem vão atuar em equipes móveis em cidades que não têm Corpo de Bombeiros.
Fonte: Ascom Famato