Comandante do CBMSC frisa a importância do AVCB
Em uma situação de focos de incêndio em edificações, o fato de estar atento é preponderante para facilitar seu combate e garantindo a segurança da edificação, das pessoas e bens.
Melhor ainda é quando essa atenção já começa desde a construção desse local. A cabo Marcieli Bevilaqua (na foto), comandante do quartel do Corpo de Bombeiros de Salto Veloso, SC, comenta que é obrigatório que toda edificação, seja ela comercial, industrial, edifícios residenciais e locais públicos tenham o sistema de combate a incêndios implantado em seu projeto para que seja liberado o seu atestado de funcionamento: “O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é basicamente um documento elaborado pelo Corpo de Bombeiros, o qual atesta que uma vistoria foi feita e que determinada edificação atende a todos os critérios de segurança e prevenção contra incêndio”, conta.
Renovação do AVCB
Ela acrescenta que, para não correr o risco de ficar irregular, uma vez vencido o AVCB, é importante a renovação, pois a ausência desse procedimento pode gerar multas e até o fechamento do estabelecimento. O prazo de validade do laudo é de um ano. Isso também vale para casos de construção e reforma, mudança da ocupação ou uso, ampliação da área construída, construções provisórias como circos e eventos.
“Se o local já possuir o atestado de funcionamento, o evento pode ocorrer normalmente, lembrando que se a lotação ultrapassar o número de 500 pessoas, é necessária a presença de um brigadista no local”, frisa.
Foto: divulgação