CMPC alerta para risco de incêndios florestais no verão
O verão é a estação preferida das pessoas para sair de férias, descansar e aproveitar com os amigos. Porém, o calor também é um excelente combustível para propagação de incêndios florestais. Com o objetivo de minimizar riscos à saúde das pessoas e ao meio ambiente, a CMPC, empresa do setor florestal que atua em três segmentos de negócio: celulose, produtos de higiene pessoal (tissue) e embalagens, lançou um movimento para combater incêndios em áreas rurais nesta temporada de verão.
Dicas para evitar incêndios no verão
A iniciativa contempla uma série de ações de conscientização com comunidades do interior, visando sensibilizar a população e transmitir orientações que ajudam a evitar o surgimento de focos de incêndios e a propagação das chamas, principalmente no período do verão.
Entre as recomendações estão:
- não queimar lixo;
- não jogar lixo próximo às florestas;
- não descartar pontas de cigarro próximo à vegetação;
- evitar acender fogueiras em áreas verdes;
- ter cuidado ao usar equipamentos que geram faíscas;
- em rituais religiosos, acender velas em espaços limpos e apagar fogo ao deixar o local.
Sobre possíveis focos de incêndios, o corpo de bombeiros está disponível no número 193. Para notificar ocorrências em áreas florestais, é possível entrar em contato com a Central de Atendimento a Emergências da CMPC, que dispõe de profissionais 24 horas por dia e pode ser acionada pelo fone 0800.726.7333.
Legenda: CMPC dispõe de estrutura para combate a incêndios com aeronaves, caminhões pipa e equipes de brigadistas
Crédito: Divulgação