CBMSC investe na capacitação de bombeiros administrativos, em Criciúma, SC, para ações eficazes em incêndios
O 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM) de Criciúma, SC, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) promoveu o seu primeiro Treinamento Operacional Militar para 40 bombeiros militares que realizam serviços administrativos em várias cidades da abrangência do batalhão.
O foco foi a capacitação em lidar com incêndios estruturais e proteção do bombeiro, abrangendo oficinas de uso de equipamento de proteção respiratória; montagem e conexão de itens usados em operação de combate a incêndio; e autoescada mecânica, que engloba os protocolos institucionais para o acompanhamento, rescaldo e resgate.
“Quando acontece alguma ocorrência de maior impacto, chamamos as outras guarnições para prestar apoio, mas é muito mais fácil e rápido já mandar quem está no quartel realizando serviços administrativos, consequentemente vamos ter um tempo resposta mais rápido”, ressalta o tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, comandante do 4º BBM.
Bombeiros administrativos
A oportunidade também foi de unir os militares que atuam em campo nas ocorrências com os que estão em atividades internas. A cabo Camila João se formou em 2012 e atua nos serviços administrativos do quartel de Forquilhinha há cinco anos. Como não tinha mais contato com os colegas que fez no entro de Ensino Bombeiro Militar, desde 2021, foi a chance de reencontrá-los e atualizar-se: “Resgatar essa essência do bombeiro que existe em cada profissional é fundamental para estarmos devidamente preparados e assim dar a pronta resposta a possíveis ocorrências”, frisa.
Segundo informações da corporação, estão previstos mais sete temas diferentes de treinamento para abranger tipos de serviços prestados pelo CBMSC.
Foto: Edna Schmitz/CBMSC