Campinas (SP): Operação Estiagem 2015
A Prefeitura de Campinas (SP) iniciou a “Operação Estiagem” no dia 1º de maio, que seguirá até 30 de setembro. A Defesa Civil de Campinas, que coordena a operação no município, presta suporte às demais 19 cidades da Região Metropolitana. O decreto que determina o período de atuação da operação foi publicado no dia 30 de abril, no Diário Oficial do Município.
O combate aos focos de incêndio e o combate à dengue e chikungunya também estão no foco das ações deste ano. Quanto ao combate a incêndio, o decreto diz que as denúncias recebidas pelo Centro de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil de Campinas, relacionadas com a prevenção e incêndios, deverão ser encaminhadas em caráter de urgência aos setores de fiscalização da Administração municipal, para realização de vistorias de constatação das irregularidades e ou elaboração de expedientes administrativo de notificação ou multa.
Outra novidade deste ano é que o Centro de Gerenciamento de Desastres também terá que realizar o monitoramento climatológico em articulação com os demais órgãos do Sistema Nacional, Estadual e Municipal de Proteção e Defesa Civil, priorizando as áreas mais criticas estabelecidas pelo SAV-UC (Sistema Integrado de Áreas Verdes e Unidades de Conservação).
A Defesa Civil de Campinas promove várias atividades que envolvem treinamento, simulações de operação e combate a incêndio, riscos que se intensificam neste período. No dia 28 de abril, a Defesa Civil de Campinas e o Corpo de Bombeiros realizaram um treinamento de combate a incêndio, no qual participaram também equipes da Sanasa, da Mata Santa Genebra, Parque Ecológico e da Mata Santa Elisa.
Fonte: Portal Novidade