Brigada Federal Indígena Rio das Cobras é a primeira a operar na Região Sul do Brasil
A Aldeia Sede da Terra Indígena Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras, centro-oeste do Paraná, conta agora com uma brigada de combate a incêndios, a primeira do estado e do Sul do país no âmbito do Programa Federal de Brigadas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Brigada federal na Região Sul
Trata-se da Brigada Federal Rio das Cobras, formada por indígenas das etnias Kaingang e Guarani. No evento de abertura, em setembro, foram plantadas 60 mudas de espécies nativas, na Aldeia Monjolinho, além de uma cerimônia de bênçãos do Chamoy Marcolino (“rezador” ancião da aldeia) e canções Guarani.
O Programa Federal é coordenado pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo). Paula Mochel, chefe da Divisão de Prevenção do Prevfogo (Brasília), uma das participantes do evento, ressaltou as ações de conscientização promovidas no território. “O monitoramento e prevenção aos incêndios florestais realizados pelos brigadistas na reserva indígena já demonstraram a efetividade do trabalho da brigada”, frisou.
Prevfogo
O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) é um Centro Especializado, dentro da estrutura do Ibama, responsável pela política de prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o território nacional, incluindo atividades relacionadas com campanhas educativas, treinamento e capacitação de produtores rurais e brigadistas, monitoramento e pesquisa.
O trabalho do Prevfogo é realizado em estreita cooperação com as Superintendências Estaduais do Ibama. O Prevfogo conta atualmente com 22 representantes nas Superintendências e Gerências Estaduais que atuam não apenas como colaboradores, mas principalmente como elo entre o Prevfogo e entidades públicas e privadas, procurando desta forma estabelecer uma linha de ação capaz de atender as necessidades específicas de cada uma das distintas áreas geográficas.
Foto: Ascom