Brasília inaugura nova base de prevenção e combate a incêndios
O Instituto Brasília Ambiental inaugurou uma base fixa da Diretoria de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (DPCIF) no Parque Ecológico Águas Claras, iniciativa que faz parte das ações para o enfrentamento da seca, período que tem seu auge no segundo semestre do ano quando há mais possibilidades de ocorrerem incêndios florestais.
Considerada o quartel general de proteção e combate a incêndios florestais, a base atenderá boa parte das unidades ecológicas daquela região do Distrito Federal, além do próprio parque de Águas Claras. “Com ela vamos ampliar nossa área de atuação e fortalecer esse lado do DF, que precisa de um olhar mais detalhado na questão de prevenção de incêndios florestais”, explica Pedro Paulo Cardoso, diretor da DPCIF.
>> Câmara de Vereadores de Manaus aprova projeto de prevenção contra acidentes em escolas
>> Incêndio na UFRJ alerta para falta de sistemas de prevenção
>> Artistas plásticos se unem para auxiliar brigadas de combate a incêndio do Pantanal
Administrado pelo Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do DF (Ibram), o parque, com 86 hectares, sedia o Centro de Referência em Educação Ambiental Águas Claras, que realiza atividades de vivência junto ao meio ambiente direcionadas a alunos de escolas do DF.
A base de Águas Claras abrigará brigadistas, técnicos e analistas, além de viaturas, carros pipas e almoxarifado. Nela também serão realizadas as ações de monitoramento da DPCIF. “Será uma base bem robusta, tanto de prevenção e combate, como de análise de dados, porque vai abrigar o programa de monitoramento, que produz o boletim periódico de áreas queimadas”, especifica Cardoso.