Bombeiros de São Paulo e associação dialogam sobre simulação com carros elétricos  

0

A frota de carros elétricos e sua expansão pelo Brasil é crescente: dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostraram que até o final de 2024 está previsto um novo recorde de vendas, mais de 150 mil veículos eletrificados no ano, um crescimento superior a 60% sobre os 93.927 de 2023. Contudo, como já noticiamos aqui em Incêndio, as dúvidas são inúmeras sobre a segurança desses veículos, bem como de seus postos de recarga, principalmente em relação ao risco de incêndio.

No Senado, em junho, Clemente Gauer, diretor de Infraestrutura e coordenador do Grupo de Segurança da ABVE, apresentou em audiência pública dados internacionais sobre a correlação entre o ato de recarga e a ocorrência de incêndios em veículos elétricos. Segundo o diretor, a probabilidade de tal problema ocorrer é pode ser 61 vezes menor do que a de um similar a combustão. “Defendemos critérios mais rigorosos de certificação de estações, baterias e veículos elétricos como forma de dar mais segurança ao mercado, de acordo com normas estabelecidas”, informa nota da associação.

 

Entendimento sobre os carros elétricos

 

Também em junho, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) juntamente com a ABVE avançaram nas negociações sobre simulados com tais veículos a fim de melhorarem as táticas em relação a combate de incêndio, bem como a troca de informações sobre segurança e prevenção nas operações de recarga de veículos elétricos em garagens de edifícios residenciais e comerciais.

“Os bombeiros têm grande interesse em observar e analisar com rigor técnico, por meio de testes controlados, as principais hipóteses de acidentes envolvendo veículos elétricos, baterias e carregadores. Esses testes balizarão as futuras regras de segurança dos bombeiros de São Paulo e poderão ser referência para uma norma nacional”, explica tenente-coronel Max Schroeder, chefe do Departamento de Segurança e Prevenção Contra Incêndios do CBPMESP.

Vale ressaltar que desde abril, há uma consulta pública (Portaria Nº CCB-001/800/2024) para o recebimento de sugestões sobre o tema. A íntegra pode ser acessada neste link.

 

Foto: divulgação

Deixe uma Resposta

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link