Bombeiro e Socorrista: conheça as diferenças, funções e a importância da capacitação
Além dos demais procedimentos no rescaldo de um incêndio, os bombeiros atuam também em uma função extremamente delicada e importante: o resgate de pessoas. Esses profissionais são responsáveis por fazer o acolhimento preliminar, verificando a classificação de saúde, conforme a gravidade, principalmente, bem como outros trâmites relacionados às condições dessas vítimas.
Contudo, vale ressaltar que há diferenças entre o socorrista e o bombeiro: o socorrista presta os atendimentos pré-hospitalares, sem precisar atuar em outras situações. “Já o bombeiro pode ser socorrista, pois realiza os primeiros socorros, mas um socorrista não é bombeiro, pois não tem formação para atuar em casos de incêndio, tombamentos e outras tragédias”, frisa matéria da Tribuna do Paraná.
O bombeiro socorrista é habilitado, como dito, para constatar as situações de vulnerabilidade de saúde. “Também é responsável por atuar na eliminação de focos de incêndio, verificação de vazamentos, tombamentos, realização de vistorias, dentre outras atividades”, arremata a matéria.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, quem se habilita para tal função precisa ser capaz de garantir sua segurança pessoal e a das vítimas no local do sinistro, além de outras expertises, como conhecer as técnicas de transporte politraumatizado e comunicação assertiva para, via rádio, transmitir informações ao seu coordenador médico, informando a correta situação da vítima e da cena do acidente.
“Um Socorrista de Emergência atua na área médica, sendo habilitado e treinado para o socorro pré-hospitalar e o atendimento em locais fora do ambiente hospitalar. Essa categoria profissional é formada por socorristas, técnicos em emergências médicas e também são conhecidos como SGT. TEM (Sargento Técnico em Emergências Médicas)”, informa a corporação.
Capacitação para socorrista
Como recorrentemente noticiamos em Incêndio, o treinamento e capacitação são meios essenciais para a excelência no atendimento de ocorrências. Em Tangará da Serra, MT, foi realizado entre os meses de fevereiro e março o 20º Curso de Capacitação de Socorristas, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT). Com carga horária total de 260 horas aulas, o curso recebeu 20 alunos, entre bombeiros locais, representantes das Polícias Militar e Civil e bombeiros militares do Acre e da Paraíba.
“A capacitação de socorristas é um dos principais cursos dentro do Corpo de Bombeiros, visto que padroniza os procedimentos, que é uma das maiores demandas dentre os atendimentos da nossa instituição. Por meio do curso, repassamos atualizações aos militares, com fins de aprimorar os atendimentos e entregar melhores serviços à população”, reforça Major Diego Oliveira dos Reis, um dos instrutores da dinâmica, ao Dário da Serra.
Todos ganham com as equipes preparadas para os mais variados sinistros que possam ocorrer, destacam os participantes. “A ação faz com que reforcemos os nossos conhecimentos, habilidades técnicas, otimizando a qualidade do serviço e, de modo geral, seja ainda mais melhorada caso alguém sofra algum acidente”, endossa o tenente-coronel Rafael Correia dos Reis, comandante da 6ª Regional de Bombeiros Militar no estado.
Infância engajada
Já no Ceará, uma iniciativa realizada pelo bombeiro civil Neto de Paula fomenta, desde 2022, a educação às crianças com noções de primeiros socorros, ética, disciplina, preservação do meio ambiente, leitura e música, por meio de atividades conjuntas entre bombeiros militares, civis, polícia e comunidade.
Eis o projeto Socorrista Mirim, que atua com atividades a crianças e jovens de cinco a 11 anos, que se reúnem uma vez por semana para aprenderem na prática em como lidar nessas situações. Os participantes entram em contato com o trabalho dos militares, como a ida à corporação.
Conforme nota do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará: “O projeto conta com o apoio de voluntários do bairro, para o fornecimento de alimentação, materiais diversos e livros às crianças. Já os bombeiros militares apresentaram aos socorristas mirins os equipamentos, além as dependências do quartel do Conjunto Ceará (5ªCia/1°BBM)”, conclui nota do CBMCE.
Foto: CBMMT