A prevenção de acidentes com fogo em túneis urbanos

0

Incêndios em túneis urbanos podem causar problemas graves para as pessoas e nas próprias construções, além de prejudicar a mobilidade nas cidades. A revitalização, ou seja, a atividade técnica de modernização dos equipamentos e sistemas de segurança, portanto, é fundamental. Estamos falando, afinal, de estruturas com condições geralmente mais complexas para a evacuação e supressão do fogo.

Tendo em vista tamanha complexidade, existe uma metodologia de análise de riscos para túneis (MART) que deve ser aplicada a partir da fase de viabilidade de projeto e construção, bem como em reformas nas unidades já existentes. A identificação de perigos e riscos em túneis a serem revitalizados é qualitativa, definindo cenários de acidentes maiores. Já a avaliação de risco é quantitativa e tem o objetivo de apresentar medidas mitigadoras de risco para a redução dos efeitos da ocorrência do cenário.

Em julho, a ABNT. publicou a NBR 16980, norma que trata justamente da proteção contra incêndio em túneis urbanos existentes. O marco prevê quatro etapas para a revitalização, da análise à operação de sistemas contra fogo em túneis existentes antes da NBR 15661, de 2009. Não contempla, porém, a revitalização de túneis rodoviários e metroferroviários.

Saiba mais sobre a NBR 16980.

Fonte: AdNormas

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.