Um levantamento feito pelo Globo indica que a maioria dos hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), postos de saúde e clínicas do estado e da cidade do Rio de Janeiro não possuem atestado de cumprimento das medidas de prevenção e combate a incêndio, o Certificado de Aprovação (CA) do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).
Segundo matéria publicada pelo jornal Extra, apenas 21 das 301 unidades de saúde da prefeitura carioca possuem o documento. As outras 280 (93%) funcionam sem a certificação. Já no estado fluminense, das 73 unidades, somente três têm CA (4%).
Um problema sério se considerarmos que o Rio de Janeiro tem registrado incêndios em unidades de saúde nos últimos anos. Em outubro do ano passado, por exemplo, as chamas provocaram três mortes e a retirada imediata de quase 300 pacientes de um dos prédios do Hospital Federal de Bonsucesso. Nos dias seguintes, pelo menos 14 doentes transferidos não resistiram. Em 2019, foi a vez do Hospital Badim, privado, na Tijuca, com pelo menos 11 vítimas.