Fotos: Estúdio WTF
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo realiza três provas diárias de resgate de acidentes de trânsito durante a Fire Show. Além de ser pedagógica para os visitantes, as demonstrações também servem de treinamento para a corporação, segundo o Capitão Muniz, que coordena os eventos.
A atração tem início sempre às 15h30 e é composta por três provas distintas. A standard, com duração de 20 minutos, é a simulação de um acidente auto
mobilístico com uma vítima ferida. Em seguida, ocorre a prova rápida, com a equipe de bombeiros tendo que socorrer uma vítima em estado crítico em dez minutos. Após um intervalo de trinta minutos é a vez da prova complexa, quando são atendidas duas vítimas, uma delas presa entre as ferragens, e os bombeiros têm 30 minutos para fazer o socorro.
O capitão Muniz lembra que as provas seguem os padrões do World Rescue Challenge (Desafio Mundial de Resgate), evento que acontece a cada ano em um país diferente. “Em 2016, aconteceu em Curitiba, com a presença de 36 países competidores”, afirma.