CBMSC recebe equipamentos da Secretaria de Estado da Fazenda
Em visita (09/02) à sede administrativa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, no dia 09/02, o secretário de estado da Fazenda, Renato Lacerda, repassou ao comandante-geral, Coronel BM Onir Mocellin, cinco equipamentos de RPAs (RPA – Remotely Piloted Aircraft), em português, Aeronave Remotamente Pilotada, popularmente conhecidos por Drones, além de cinco aparelhos de telefone para serem acoplados aos equipamentos.
Os materiais são frutos de apreensões da Fazenda Estadual por falta de recolha de impostos na origem e serão empregados pelos Bombeiros em operações de busca terrestre, mapeamento de áreas de incêndio ou monitoramento de praias e locais de grande público. Atualmente, o Corpo de Bombeiros Militar tem 7 equipamentos Drones em atuação no estado. Com as doações, serão 12 equipamentos. “Agora, todos os batalhões de Santa Catarina passarão a ter um equipamento para ser usado em operações das mais diversas”, disse o coronel BM Onir Mocellin, ao assinar o Termo de Recebimento dos equipamentos.
O secretário Renato Lacerda explicou que a destinação dos materiais apreendidos é a doação para uso público ou comercializados em leilões, o que geralmente é mais trabalhoso e oneroso para o estado. “No caso dos Drones, é nítida a necessidade e o emprego dos equipamentos em uso operacional pelos Bombeiros. Quando são apreendidos tablets, por exemplo, costumeiramente, repassamos à secretaria de Educação, para uso em programas educacionais,” disse.
Além do comandante-geral, Coronel BM Onir Mocellin e do secretário de estado da Fazenda, Renato Lacerda, também participaram da entrega dos equipamentos o chefe de Estado-Maior-Geral do CBMSC Coronel BM Edupércio Pratts, o Major BM Zevir Anibal Cipriano Junior e a Capitão Isabel Ivanka Kretzer da assessoria do Estado-Maior-Geral; o capitão BM Átila de Medeiros Sarte e o Tenente BM Pedro Reis, ambos da coordenadoria de operações aéreas com RPA.
Após procedimentos de catalogação e inclusão dos equipamentos no setor patrimonial do CBMSC, os Drones serão encaminhados para as devidas unidades operacionais.