Relação de trabalho e confiança: treinamento aprimora trabalho de bombeiros e cães de resgate em Santa Catarina
Já tratamos aqui em Incêndio da parceria entre bombeiros e cães no resgate de vítimas e para que seja exitoso esse trabalho, é de extrema importância o treinamento e convivência.
O treinamento de cães para atuarem com bombeiros é um processo rigoroso e especializado que visa desenvolver as habilidades e aptidões necessárias para que esses animais se tornem parceiros eficientes em operações de busca, resgate e salvamento.
Em Santa Catarina, o Corpo de Bombeiros Militar do estado (CBMSC) realizou recentemente uma capacitação intensiva, conduzida pelo Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) e contou com a participação de duplas formadas por um bombeiro militar e um cão de busca, denominados binômios. Na dinâmica, foram formados quatro, sendo o cabo Thiago Evandro Amorim e a cadela Moana, o cabo Jean Renato Vieira e a cadela Ilha, o cabo Genivan Kull e o cão Nick, o sargento Willian Valdeley Marques e do cão Marley.
Cães representam parceria e confiança
Nas táticas, os participantes aprimoram o trabalho em conjunto, aumentando a eficiência das equipes em situações extremas, como deslizamentos, desastres naturais e outras emergências que exijam precisão e celeridade, além da confiança mútua.
“A formação de um binômio exige dedicação intensa desde os primeiros meses de vida dos cachorros. Filhotes são selecionados com base na aptidão de resposta a estímulos olfativos e proatividade na busca por alimento, por exemplo. Esse primeiro treinamento é essencial para desenvolver as habilidades naturais dos cães”, informa reportagem do site VIP Social.
O treinamento de cães para atuarem com bombeiros é um investimento valioso na segurança e no bem-estar da sociedade. Esses animais dedicados e corajosos desempenham um papel fundamental em operações de resgate, salvando vidas e proporcionando esperança em momentos de crise.
Foto: Divulgação