Hospital Universitário de Santa Maria implanta brigada de incêndio
O Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria, RS, (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), implementa, neste mês, sua brigada de incêndio, formada por bombeiros civis, para salvaguardar pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), acompanhantes, visitantes, profissionais e toda a comunidade universitária.
“A importância dessa iniciativa é a confiabilidade, tanto na certeza de resposta efetiva em caso de sinistros, como também, e a mais importante, na garantia da adequada preservação da funcionalidade dos meios de prevenção e proteção contra incêndio existentes na edificação. Em uma instituição pública e de grande porte, como os hospitais universitários, essa condição não é diferente. O simples fato de sua presença no ambiente hospitalar já demanda maior segurança para todos”, reforça Elson Cozza, chefe da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho.
Hospital Universitário
Segundo informações do HUSM-UFSM, todas as funções exercidas pelos bombeiros no hospital estão acordadas no Termo de Referência do contrato de prestação de serviço e incluem atuações imediatas em emergências, primeiros socorros, ajuda no resgate de vítimas e saída da edificação em caso em tais ocorrências, bem como o acionamento imediato do Corpo de Bombeiros Militar e atuações periódicas diárias de prevenção.
“É importante ressaltar que todas essas medidas estão em conformidade com a legislação de prevenção de incêndio do Rio Grande do Sul, que exige a presença de bombeiros civis em locais de reunião de público com mais de cinco mil pessoas”, informa nota.
Foto: divulgação