Melhoramentos mantém cerca de 100 profissionais para monitorar incêndios e atuar nas áreas florestais

0

De acordo com levantamentos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de focos de incêndios registrados nos primeiro quatro meses do ano é 81% maior do que o acumulado no ano passado. É o maior número da série histórica desde que o Inpe começou o monitoramento, em 1999.  Diante disso, a Melhoramentos vem exercendo seu papel de empresa aliada do combate às queimadas e todos os anos lança a campanha de conscientização e prevenção contra incêndios florestais: “Não deixe o fogo apagar a vida!”, que acontece durante todo o inverno, estação mais seca do ano.

A campanha ocorre nas cidades de Camanducaia (MG), Caieiras (SP) e em Bragança Paulista (SP), onde a empresa tem florestas de manejo para produção de fibra de alto rendimento e tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre as consequências dos incêndios que ameaçam a floresta e colocam em risco a vida de animais, a biodiversidade do ecossistema e das pessoas do entorno.

 

Ações para monitorar a região

 

Durante o período da campanha, a empresa realiza oficinas educativas para professores da rede escolar dos três municípios, palestras de conscientização de prevenção e combate a incêndio florestal com clientes, prestadores de serviço e colaboradores.

Em 2023, a Melhoramentos capacitou 65 profissionais, entre colaboradores e prestadores de serviço, que se tornaram aptos a atuar no combate a incêndios. Atualmente, a empresa conta com mais de 100 pro­fissionais capacitados distribuídos entre as unidades de Levantina, Caieiras e Bragança. Também desenvolveu uma estratégia de logística para deslocamento de equipes para apoiar operações de combate a incêndios entre as unidades que somam 79 milhões de m2 de áreas de florestas dedicadas à preservação – o que representa cerca de 49% de suas áreas – incluindo a Reserva Particular do Patrimônio Natural RPPN Parque Levantina, com 23 milhões de m2 de Mata Atlântica.

“A maioria dos incêndios que se alastra pelas florestas, infelizmente, ainda é causada pela ação do homem. Esse é um problema cultural da população local, que ainda queima seu lixo, documentos e móveis em desuso e acaba perdendo o controle sobre o fogo nas áreas de florestas. Essas incidências são agravadas pelas condições climáticas – especialmente nesta época do ano. Entendemos que é papel das empresas atuar na conscientização do entorno de forma preventiva, para manter o equilíbrio do ecossistema e evitar acidentes de proporções incalculáveis para as comunidades e para o meio ambiente”, reforça o diretor da Unidade Florestal da Melhoramentos, Thomas Meyer.

Deixe uma Resposta

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link