Águas Claras, DF, recebe treinamento preventivo contra incêndios em edificações
A população de Águas Claras, DF, vai receber até junho deste ano treinamentos por parte do Corpo de Bombeiros (CBMDF) e da Fundação 193, para capacitar multiplicadores nos condomínios e nas escolas da região como forma de reduzir os riscos de acidentes em edificações.
Por meio do Projeto Águas Claras sem Chamas, a ação objetiva promover a conscientização dos moradores sobre os riscos relacionados a incêndios e situações de pânico, além de tentar reduzir em 50% as ocorrências registradas nas edificações.
Treinamento preventivo
Neste sentido, um acordo de cooperação técnica para o treinamento preventivo foi assinado em fevereiro: “Temos mais de 700 edificações, com uma concentração expressiva de pessoas, por isso a necessidade da criação de projetos entre o governo e a sociedade civil, para que possamos desenvolver mecanismos capazes de atuar de forma rápida e assertiva”, destaca Mário Furtado, administrador regional de Águas Claras, à Agência Brasília.
A primeira capacitação já aconteceu,com a presença de 25 voluntários, no 2º Grupamento de Bombeiros Militar, em Taguatinga Centro. “Os bombeiros têm a função de formar esses multiplicadores, e repassamos os principais cuidados para que o incêndio não aconteça, assim como as orientações em casos de evacuação do prédio”, frisa o tenente-coronel Wagner Palhano, comandante do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Águas Claras.
Foto: Geovana Albuquerque, Agência Brasília