TJ de Santa Catarina capacita servidores para atuarem como brigadistas
Servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) se formaram no curso promovido pela Academia Judicial em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do estado.
Intitulado “Programa de prevenção de acidentes no ambiente de trabalho e capacitação da brigada de incêndio”, o curso uniu teoria e prática, apresentando noções de primeiros socorros, gestão de riscos e de acidentes, além de os participantes terem o know-how em usar corretamente extintores de incêndio.
Formação de brigadistas
A formação de brigadistas é importante para autarquias por vários motivos. Em primeiro lugar, ajuda a garantir a segurança dos servidores e do patrimônio da instituição. Os brigadistas são treinados para identificar e combater incêndios, evacuar pessoas em segurança e prestar primeiros socorros.
Em segundo lugar, a formação de brigadistas pode ajudar a reduzir o número de acidentes e incidentes. Os brigadistas são treinados para seguir procedimentos de segurança e evitar riscos.
Em terceiro lugar, a formação de brigadistas pode ajudar a melhorar a imagem da instituição. Quando uma autarquia demonstra preocupação com a segurança, isso transmite confiança para os servidores, parceiros e clientes.
O TJ de Santa Catarina dá um ótimo exemplo com esta iniciativa. Ao todo, 111 servidores foram formados e a cerimônia de entrega dos certificados ocorreu em outubro, com a presença de autoridades. Se assim desejarem, os colaboradores podem integrar a Brigada de Incêndio do Poder Judiciário. É o caso da servidora Taciana Charline Martendal, que usou o conhecimento aprendido e ressaltou a importância da formação: “Dias depois de eu fazer o curso, minha mãe desmaiou e eu soube exatamente o que fazer, com calma e segurança”, comenta.
“Um dos objetivos do curso é plantar no coração dos alunos a vontade de ser brigadista e de cuidar de pessoas”, comemora o subtenente Jacymir de Oliveira, um dos instrutores na capacitação.
Foto: Assessoria de Imprensa/NCI