GO: Museu do Fogo atrai visitantes de todo o Brasil
Localizado no coração do Cerrado, na cidade de Cavalcante, no Nordeste Goiano, o Museu do Fogo tem atraído visitantes de todo Brasil. Trata-se da primeira iniciativa voltada à educação socioambiental que associa o fogo com a proteção do bioma. Inaugurado em setembro de 2022, já recebeu mais de 400 visitantes, sendo que um a cada três vêm de outras regiões do Brasil – 64% do Centro-Oeste, seguido do Sudeste (13,1%), Nordeste (11,3%), Norte (5,9%) e Sul (5,9%).
“O espaço tem atraído moradores locais e promovido visitas guiadas para estudantes de escolas públicas e privadas e universitários. São ações importantes para reforçar a conscientização e a educação ambiental”, explica Rafael Drumond, diretor da Brigada Ambiental Voluntária de Cavalcante (BRIVAC).
Museu do Fogo
O museu foi criado a partir da união da BRIVAC, do Instituto S2 e da Vila Nômade e está em um casarão colonial do século XIX, apresentando mecanismos de prevenção e controle de incêndios do bioma. Uma das experiências do espaço está em estações multissensoriais e tecnológicas, como a simulação em que os brigadistas vivem durante o combate ao fogo com sons, luzes e “fumaça”, tornando real a sensação de incêndio no Cerrado.
“Ao entender melhor como o fogo age no bioma, conseguimos aprimorar as formas de preservar a região e toda a sua biodiversidade”, explica André Zecchin, gerente da Reserva Natural Serra do Tombador, mantida pela Fundação Grupo Boticário, parceira da BRIVAC e incentivadora de ações que promovam a conservação do bioma.
O Museu do Fogo tem entrada gratuita e está na Rua Cristã, no Centro de Cavalcante, GO, aberto diariamente, das 13 às 23 horas. É necessário agendamento para visitas guiadas pelo e-mail contato@museudofogo.com.br.
Foto: divulgação