DF debate estratégias de prevenção e combate a incêndios florestais
Nove órgãos que integram o Plano de Prevenção e de Combate aos Incêndios Florestais no Distrito Federal (Ppcif) reuniram-se para consolidar ações que serão executadas pelo programa em 2023.
Representantes do ICMBio, Brasília Ambiental, Jardim Botânico de Brasília, Jardim Zoológico, Aeronáutica, IBGE, Corpo Militar de Bombeiros do DF e Ibama discutiram na reunião, que aconteceu no último dia 3 de fevereiro, as metas estabelecidas, dentre elas serão reforçadas a capacitação e treinamento no resgate da fauna nos incêndios florestais, com previsão de ser promovido pelo Zoológico de Brasília. Carolina Schubart, coordenadora técnica do Ppcif na Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema), explica quena ocasião, foi aprovado um protocolo específico para esse trabalho.
“Outra meta será a realização de visitas às propriedades rurais em áreas de influência de unidades de conservação, para passar informações de prevenção ao fogo. Para isso, vamos articular as ações com a Secretaria de Agricultura e a Emater”, adiantou.
Estratégias
Outro ponto apontado pelo calendário anual do Ppcif, foi a assinatura de um decreto que estabelece Estado de Emergência Ambiental no DF, permitindo agilizar a prevenção e combate aos incêndios. A governadora em exercício, Celina Leão, assinou o documento no último dia 22 de fevereiro, e a medida é válida de março a novembro e possibilita, entre outras iniciativas, a contratação de brigadistas.
Realização de blitzes educativas entre os meses de abril e julho também foram acertadas. Assim, a iniciativa envolve os órgãos do Ppcif e ocorre próximo a unidades de conservação mais vulneráveis aos incêndios, como a Estação Ecológica de Águas Emendadas e o Jardim Botânico.
Foto: Divulgação / Sema-DF – com informações da Sema DF e Agência Brasil