Vale do Anhangabaú é palco de simulado do Corpo de Bombeiros de SP
O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo realizou um grande simulado de desastres naturais no Vale do Anhangabaú, na região central da capital paulista, com um ônibus tombado e passageiros feridos.
O foco da ação foi criar o cenário fidedigno para preparar as equipes em uma situação real, como a ocorrida em fevereiro de 2023, quando a cidade de São Sebastião foi devastada pelas fortes chuvas, deixando 65 mortos.
Simulado
“O simulado visa envolver equipes de atendimento de emergências de todo o Estado, para analisar a capacidade de resposta à uma catástrofe e a mobilização e operacionalização em cenários múltiplos e simultâneos”, explica o capitão André Elias dos Santos.
O Corpo de Bombeiros estabeleceu também uma sala de Gerenciamento de Crises no comando da corporação, na região central, bem como mobilizou a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana (GCM) e Defesa Civil.
Além do simulado no centro da cidade, em 12 de dezembro, simultaneamente corporações participaram de simulações de vítimas em outros nove pontos da capital e da região metropolitana, envolvendo resgates de tirolesa de vítima de choque elétrico, desastre em shopping, transporte de produtos tóxicos e desabamento.
Foto: divulgação