Simulados e capacitações otimizam o atendimento de bombeiros em estabelecimento comerciais
O papel dos bombeiros no trabalho de resgate e combate a incêndios em um estabelecimento comercial é ainda mais célere graças à colaboração todas as pessoas envolvidas nessa ocorrência, o que inclui lojistas, funcionários e até mesmo as pessoas que estejam no entorno. Os simulados e capacitações são essenciais para atingir esses objetivos.
Para tanto, além de estar em dia com todas as documentações e vistorias dos bombeiros, a promoção de simulações e capacitações são importantes para tal. Em Mato Grosso, o 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM), do Corpo de Bombeiros do estado (CBMMT), realizou uma simulação em um shopping de Várzea Grande, para melhorar o atendimento das equipes militares e capacitar os profissionais do estabelecimento para lidar com situações de urgência e emergência, com a participação de estudantes universitários como vítimas, além do apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), profissionais do shopping, a Polícia Militar (4º BPM) e a Guarda Municipal.
A simulação foi em um restaurante da praça de alimentação, cujo princípio de incêndio resultou em uma explosão de gás liquefeito de petróleo (GLP). “A ideia foi replicar um cenário de grande proporção, em um local de alta circulação de público, e nos permite testar e aprimorar os conhecimentos necessários para uma situação real futura. A integração envolveu diversos órgãos, e pudemos testar e aprimorar nossa coordenação entre diferentes setores”, afirma tenente-coronel BM Heitor Alves de Souza, comandante do 2º BBM.
Importância das brigadas nos estabelecimentos
Recorrentemente falamos aqui em Incêndio de boas práticas na formação brigadas de incêndio em tais espaços com grande circulação de pessoas. Indo além de um cumprimento de legislação, uma brigada promove um ajuste fino entre todas as pessoas que atuam nesses estabelecimentos, o que previne acidentes, salvaguarda vidas, além de auxiliar os bombeiros nesse sinistro.
Em São Paulo, o Sindicato do Comércio Varejista e Lojista do Comércio de São Paulo (Sindilojas-SP) conta com um programa para certificar profissionais em conformidade com a Norma Regulamentadora 23 (NR-23), que trata sobre as disposições da proteção contra incêndios, e a Instrução Técnica 17/19 do Corpo de Bombeiros, nas ações de prevenção e combate a princípios de incêndios e primeiros socorros, com validade de um ano.
“Os participantes recebem conceitos valiosos acerca do tema além de treinamento prático, que objetiva a capacitação para ações precisas e efetivas em situações emergenciais nos ambientes corporativos”, informa nota.
Foto: CBMMT