Servidores de unidade de Saúde de Goiás recebem treinamento de uso de extintores
O Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu), por meio de seu Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) e bombeiros civis, promoveu um treinamento com 90 servidores para a utilização correta de extintores.
A ação, ocorrida em outubro em dois dias, teve como foco os colaboradores dos setores de nutrição, higienização e lavanderia, que foram divididos em seis turmas. A coordenação ficou a cargo de Maria de Lourdes Souza, Roberto José Jr e Júnior César, técnicos de segurança do trabalho do hospital.
Extintores
Os extintores de incêndio são equipamentos de segurança fundamentais para prevenir situações perigosas e de riscos, tanto em casa quanto no trabalho. Eles têm uma função fundamental para proteger a vida e a saúde das pessoas que circulam ou residem em um determinado local. Eles são aliados a um plano de prevenção, evitando perdas no patrimônio e impedindo a paralisação das atividades.
Em unidades de saúde, os extintores são ainda mais importantes, pois podem ajudar a evitar danos irreparáveis à saúde dos pacientes e dos profissionais da saúde. Além disso, os extintores de incêndio são obrigatórios em hospitais e clínicas médicas, conforme estabelecido pela legislação brasileira.
No curso realizado no Hemu foram apresentadas diversas informações. Classes do fogo (A, B, C), componentes e peso dos extintores, tipos existentes (água pressurizada, PQS, CO2), acondicionamento, tempo de extinção, além de quais decisões a serem tomadas em caso de emergências foram os temas abordados durante as atividades.
“Os incêndios são classificados em classes, dependendo do tipo de material, e características de queima exigem tipos diferentes de extintores. Por isso, é muito importante que as pessoas saibam identificar a substância que está sendo queimada para usar o extintor certo”, disse o bombeiro civil Fabrício Melo, um dos participantes da capacitação.
Foto: Marilane Correntino/IGH