Rio intensifica combate aos incêndios florestais e prevenção a desastres
Um levantamento do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMERJ) e divulgado pelo g1 revelou dado alarmante: os incêndios em vegetação no Rio de Janeiro aumentaram 400% apenas em 2025, com mais de 5.960 ocorrências registradas. Comparando com mesmo período do ano passado, foram registrados 1.115 incêndios.
O CBMERJ conta com dois grupamentos de Socorro Florestal e Meio Ambiente, sendo um no Alto da Boa Vista e outro em Magé, com atuação intensificada em especial no período de estiagem, entre vai entre os meses de maio e outubro.
A matéria do g1 destaca a utilização da corporação de recursos tecnológicos importantes, como drones, câmeras térmicas, além de aeronaves, viaturas e equipes especializadas para combater os focos de incêndio, principalmente nas regiões de mata mais fechada e propensa a queimadas.
Defesa Civil do Rio
O CBMERJ também conta com apoio da Defesa Civil, em especial no que se refere a casos de desastres naturais. Recentemente, a Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro (SEDEC-RJ) promoveu um seminário sobre prevenção de desastres no Grupamento de Bombeiro Militar (10º GBM) de Angra dos Reis, abordando as características geológicas do estado, com foco na região da Costa Verde.
Com palestras do tenente-coronel Anthony, diretor do CEMADEN-RJ, e do geólogo Paulo Guimarães, do Departamento de Recursos Minerais (DRM), os profissionais levaram análises estratégicas sobre o assunto, endossando principalmente a necessidade de estudos para uma ocupação sustentável da região.
“Além do debate sobre geologia e planejamento urbano, o seminário destacou inovações no Sistema de Alerta e Alarme, reforçando as ações preventivas do Governo do Estado para minimizar os impactos de desastres naturais”, frisa comunicado.
Foto: CBMERJ