Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI) auxilia proprietários rurais e bombeiros na união para o combate a incêndios

0

Seja um pequeno lote, seja uma fazenda de grande extensão, quem lida com a terra passa por grandes desafios, sendo um deles lidar com incêndios. Para se ter ideia, apenas em 2021, 142 conflitos envolvendo fogo criminoso atingiram 38 mil famílias no Brasil, sendo Mato Grosso do Sul o campeão de ocorrências, com 26 casos, aponta o dossiê Articulação “Agro é Fogo”.

Para auxiliar no enfrentamento desses episódios de focos de fogo, proprietários rurais e comunidade local buscam se capacitar por meio de orientações, fiscalizações, parcerias, treinamentos e capacitações com o Corpo de Bombeiros.

 

PPCI rural

 

Um dos itens importantes que produtores rurais precisam ter em mente é o chamado Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI), documento estadual que tem como objetivo apresentar as medidas de prevenção e proteção a serem implementadas nas edificações que apresentem determinado risco de incêndio, classificados como risco baixo, médio ou alto.

Dependendo da extensão da propriedade e grau de risco, o PPCI rural pode ser dispensado ou obrigatório, conforme a legislação de cada estado. É necessário que o plano seja elaborado por profissional capacitado, em geral engenheiros e arquitetos registrados no seu respectivo conselho de classe, bem como o próprio Corpo de Bombeiros local para obter mais informações de não apenas elaborar o documento, mas aplicações ações dentro da propriedade, como sinalização, rotas de fuga, uso de extintores e outros procedimentos, além de uma fiscalização e diagnóstico da propriedade rural.

 

Articulações

 

Exemplos de união entre associações rurais e corporação são inúmeros pelo Brasil. De janeiro a junho de 2023, mais de duas mil pessoas se tornaram aptas para o combate ao fogo por meio de cursos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicatos Rurais.

Segundo o Serviço, são disponibilizadas quatro capacitações gratuitas aos participantes, sendo o treinamento de Formação de Brigada de Incêndio Florestal; Brigada de Incêndio: o Tipo I (nível intermediário) e o Tipo II (nível avançado), de acordo com a NBR 14.276 e a NTCB 34 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, e oficina de uso de abafadores.

Em julho, a cidade de Três Lagoas, no vizinho Mato Grosso do Sul, o Senar local ofereceu o curso de Coordenador de Brigada de Incêndios a gestores de empresas associadas da Reflore/MS (Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e o Sindicato Rural do município.

Ao todo 25 associados, informa o órgão, aprenderam sobre a Metodologia SCI (Sistema de Comando de Incidentes), que engloba o gerenciamento de incidentes, padronizando todos os tipos de sinistros e ocorrências de grandes proporções, o que permite adotar uma estrutura organizacional integrada a suprir complexidades de múltiplos ou único caso. “Sua utilização correta vai possibilitar que sejam atingidos três objetivos principais durante o atendimento de um incidente: segurança dos respondedores e todas as pessoas envolvidas ou atingidas; o cumprimento dos objetivos táticos definidos para o desenvolvimento das ações relacionadas ao incidente; e o uso eficiente dos recursos disponibilizados”, explica Carlos Henrique Geraldo, analista educacional do Senar-MS.

 

Desafios

 

Já em Montes Claros, MG, o Sindicato Rural da cidade, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, promoveu em julho um curso de prevenção e combate a incêndios florestais, que teve como mote capacitar os produtores rurais da região para lidar com possíveis ocorrências de incêndios, comuns no segundo semestre. Técnicas de prevenção, identificação e combate aos incêndios florestais, destacando a importância da atuação rápida e eficaz no controle das chamas foram alguns dos temas abordados.

“Estamos cientes dos desafios que os incêndios florestais trazem aos nossos produtores rurais. Por isso, buscamos parcerias estratégicas, como essa com o Corpo de Bombeiros, para oferecer treinamentos e capacitações que permitam a proteção das nossas áreas rurais”, frisa José Avelino Pereira Neto, presidente do Sindicato Rural de Montes Claros ao site Gazeta do Norte de Minas.

Foto: Comunicação/ Senar-MT

Deixe uma Resposta

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link