Incêndios estruturais é tema de curso a bombeiros voluntários no RS
O Corpo de Bombeiros Voluntários (CBV) de Sobradinho, RS, participou recentemente de um curso de formação para combate e procedimentos em incêndios estruturais.
Sistemas hidráulicos, agentes extintores e técnicas de combate ao fogo foram alguns dos tópicos discutidos e praticados pelos 18 bombeiros participantes, que contou ainda com demonstração todo o processo do fogo em oficinas com minis simuladores e outros módulos, como resgate veicular, salvamento em altura e emergências químicas.
Ações com os voluntários
A programação visou preparar os bombeiros voluntários para os diversos tipos de ações. “Trabalhamos desde o princípio do fogo, sua evolução e desenvolver, além de questões de temperatura e os perigos que um bombeiro corre. Já tínhamos muitos materiais disponíveis na corporação sobre o assunto, porém faltava o emprego da técnica correta, citando a simulação, onde três veículos foram incendiados e as chamas extintas com 500 litros de água”, destaca Júnior Fardin, presidente e comandante operacional dos bombeiros de Sobradinho.
As atividades foram encabeçadas por Salatiel Slongo, da Voluntersul e coordenador da Escola dos Bombeiros Voluntários do estado, com apoio de Fabiano Nascimento, coordenador regional da Voluntersul: “A entidade tem se preocupado com a disponibilização de oficinas para as unidades filiadas, visando uma padronização nos atendimentos”, finaliza Nascimento.
Foto: CBV – Sobradinho, RS