Incêndios em residências: bombeiros dão dicas de como prevenir

0

Três adultos, uma criança e dois adolescentes foram socorridos na madrugada de 4 de abril na cidade de Itapecerica, região centro-oeste de Minas Gerais, após inalarem fumaça de incêndio dentro da casa onde estavam. O caso mostrou a importância de prevenir incêndios em residências.

Segundo o Corpo de Bombeiros (CBMMG), ao g1, o fogo atingiu toda a residência, sendo que a cozinha e a copa foram os cômodos mais afetados e as causas não foram informadas. Vale frisar que mais de 70% das mortes em incêndios tem como causa a inalação da fumaça tóxica, informa a corporação.

 

Perigo em residências

 

Este é um exemplo de incêndio em residências e tal problema pode ser desencadeado por uma série de fatores que vão desde a falta de manutenção em instalações elétricas internas, passando por focos em vegetação próxima da área e até distrações, acender velas dentro do domicílio e sair dele, por exemplo.

Em São Paulo, em média são dez chamados de incêndios em casas são feitos para o Corpo de Bombeiros todos os dias. Segundo matéria da Record News, em 2023, foram 4.173 chamados, ou 300/mês, sendometadeem imóveis residenciais. “Entre os casos mais comuns, os causados por curto-circuito de aparelhos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, sobrecarga elétrica e chamas de velas ao entrarem em contato com algum material inflamável”, informa a reportagem.

 

Recomendações para prédios

 

Caso o foco de fogo esteja em prédios, a primeira recomendação dos bombeiros é não usar os elevadores. “Use sempre a escada de emergência, que deve estar sinalizada, com placas indicando. Também é importante que porta da escada de emergência esteja sempre fechada, nunca encostada. Porque, num eventual incêndio, a fumaça pode entrar na caixa de escada e prejudicar a saída das pessoas naquele local”, alerta o capitão André Elias, porta-voz dos Bombeiros de São Paulo, também ao g1.

É também de extrema importância que os administradores dessas edificações tenham ciência de os espaços estarem de acordo com as legislações vigentes sobre segurança e combate a incêndios, como sinalização, rotas de fuga, equipamentos como mangueiras e extintores em dia, portas corta-fogo sem obstruções e a elaboração de um plano de fuga e de prevenção a incêndios e pânico, conforme a Instrução Técnica 17, do Corpo de Bombeiros de cada estado.

A IT-17, como é conhecida, engloba as condições mínimas para a composição da brigadade incêndio em edificações, na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros socorros, visando, em caso de sinistro, proteger a vida e o patrimônio,reduzir os danos ao meio ambiente, até a chegada do socorro especializado, momento em que poderá atuar no apoio.

“De modo geral, existe uma série de sistemas contra incêndios em uma edificação. Então é muito importante que as medidas de segurança estejam de acordo”, recomenda Rogério Linn, gestor da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

Dicas para casas

 

Já em casas, a cozinha é um dos locais que merecem mais atenção, mais precisamente, o botijão de gás. Segundo o Corpo de Bombeiros do Ceará (CBMCE), armazenar o cilindro de gás do lado de fora da residência é ideal. “Essa simples medida reduz os riscos de vazamento e reduz os riscos em caso de incêndio, facilitando o acesso dos bombeiros e equipes de resgate”, informa nota.

Outra recomendação é com o fogão. Manter a limpeza e nunca o deixar ligado ao se ausentar da residência são as principais dicas: “Caso o morador precise sair, a orientação do Corpo de Bombeiros é desligar temporariamente o fogão, para eliminar qualquer risco de ignição acidental. Panos, papéis e utensílios plásticos são suscetíveis ao fogo e podem rapidamente se transformar em combustível, caso entrem em contato com as chamas do fogão ou do forno”, destaca o CBMCE.

Foto: CBMMG

Deixe uma Resposta
VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link