Hospital de Goiás realiza simulação de incêndio na Central de Material Esterilizado
Profissionais que atuam na Central de Material Esterilizado da unidade do Governo de Goiás do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) foram surpreendidos com um simulado de princípio de incêndio.
Pela primeira vez feita dessa maneira, a ação foi promovida recentemente pelo Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho (Sesmt) com o objetivo real de preparar os colaboradores para tais eventualidades, que não dão sinais previamente.
Simulado no hospital
Durante o treinamento, o alarme de emergência foi acionado e os brigadistas agiram rapidamente para saída segura dos presentes. Segundo informações da brigada, após a atividade são feitas reuniões para alinhar estratégias e mitigar erros para que não sejam cometidos em outros treinamentos e possíveis situações reais.
Entre as vantagens, os simulados permitem que os profissionais de saúde pratiquem técnicas e procedimentos em um ambiente seguro, sem o risco de causar danos a pacientes reais. Isso pode ajudar a melhorar a performance dos profissionais em situações reais de emergência.
“Essas simulações são muito importantes, porque prepara todo mundo sobre o que e como fazer. Também é uma maneira de verificar se os dispositivos de segurança estão funcionando e se os brigadistas estão bem treinados”, ressalta Juliana Carvalho, gerente da Central.
Foto: Alex Bruno Maia/Idtech