Fórum no DF discute estratégias preventivas a incêndios florestais
A Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-DF) reuniu o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), além de entidades ambientais e população, para discutir estratégias no combate e prevenção a incêndios florestais a serem aplicadas no decorrer do ano, destacando a urgência de unir esforços para proteger o Cerrado.
Estratégias contra incêndios florestais
“A prevenção é a nossa ferramenta mais poderosa. Além de ações diretas no combate ao fogo, estamos investindo em programas educativos que envolvam a sociedade e promovam uma cultura de preservação. Somente assim conseguiremos reduzir os impactos e proteger o bioma de forma sustentável”, enfatiza Carolina Schubart, Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais da pasta (PPCIF), ao Jornal de Brasília.
Na ocasião foi feito um balanço das atividades realizadas durante 2024, bem como especialistas discutiram os desafios enfrentados na preservação ambiental e traçaram metas para 2025.
“O trabalho transversal e da união entre os diversos setores para enfrentar os desafios impostos pelos incêndios florestais são cruciais. Proteger o Cerrado não é apenas um dever institucional, mas uma missão coletiva”, frisa Gutemberg Gomes,secretário do Sema-DF.
A sociedade civil também pôde contribuir na formulação do plano de trabalho do Sistema Distrital de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais para 2025, informa o jornal.
Foto: Divulgação/Sema-DF