Fenômenos climáticos levam a mais ações de conscientização ambiental contra incêndios
As ondas de calor que o Brasil está passando leva a ações e enfrentamento de consequências como os incêndios florestais e criminosos. A Prefeitura Municipal de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo (Semactur), realizou em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Paraíso, a Brigada Florestal Municipal e a empresa Rodosul/Librelato, uma atividade de conscientização com funcionários da empresa Urban, responsável pela limpeza urbana do município, com foco nos reflexos dos fenômenos climáticos e importância da capacitação para combate ao fogo.
Fenômenos climáticos
Os fenômenos climáticos são padrões ou eventos atmosféricos que ocorrem naturalmente e influenciam as condições do clima e do tempo. A compreensão desses fenômenos é crucial para compreender como o clima do planeta funciona, afetando processos naturais e atividades humanas. Alguns dos principais fenômenos climáticos incluem a corrente de jato, a Oscilação do Sul de El Niño (ENSO), monções, ciclones, furacões e secas. Aprender sobre esses fenômenos ajuda a entender como eles influenciam padrões de tempo e clima em escala global e regional, afetando ecossistemas, economias e sociedades.
Entre as consequências dos fenômenos climáticos nos dias atuais estão o aumento das ocorrências dos incêndios florestais, considerados um desastre natural que se caracteriza por um fogo fora de controle que consome a vegetação e a fauna em áreas florestais. Eles podem ser causados por causas naturais, como raios, mas também são frequentemente causados pela atividade humana, seja intencional ou não. As mudanças climáticas também aumentaram a frequência e a gravidade dos incêndios florestais em muitas partes do mundo.
Para ampliar o conhecimento sobre as influências dos fenômenos climáticos, foram promovidas duas palestras, em setembro, sobre incêndios florestais e outra sobre ações da Semactur na área ambiental. “Viemos somar com a preservação, prevenção e a atuação da Brigada de Incêndios. A parceria com a gestão agregar ainda vez mais, evitando que o incêndio se propague e atinja áreas de preservação ambiental e, consequentemente, comprometa a saúde da população”, respondeu Sargento Fernandes, do Corpo de Bombeiros Militar.
Foto: Lara Siqueira – prefeitura de Paraíso do Tocantins