Estruturas colapsadas: treinamento capacita bombeiros para enfrentar essa ocorrência

0

Seja por condições climáticas extremas, seja por casos de explosões, prédios, casas e outras estruturas podem colapsar e dentro delas podem estar diversas vidas. Cabem aos bombeiros e defesa civil a responsabilidade, resiliência e principalmente o preparo para tais situações.

Para tanto, as corporações passam e realizam o curso de BREC (Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas), que visa o salvamento em um cenário provocado por colapso de edificação (parcial ou total), sendo que as vítimas podem ser encontradas superficialmente ou presas aos escombros.

 

Capacitação para atuar em estruturas colapsadas

 

Estima-se que 1 milhão de pessoas vivam perto de barragens potencialmente perigosas no Brasil. Essa é a conclusão de uma análise feita pela DW, com dados de 2022 do Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens. Isso acende o alerta, em especial após casos emblemáticos nas cidades mineiras de Brumadinho e Mariana, e a capacitação dos profissionais em resgate é primordial.

Em Várzea Paulista, SP, profissionais da Defesa Civil do município participaram de um treinamento em BREC, realizado pela ONG Mayday. A formação foi realizada em março durante três dias, na sede da ONG, em Porto Alegre, RS, com seis instrutores chilenos com expertise no atendimento em desastres naturais.

Segundo Juninho Giugni,chefe de turno da Defesa Civil, com a capacitação em estruturas colapsadas é possível ter mais coerência no resgate em estruturas danificadas, obtendo experiência em como estabilizar a vítima no local após desmoronamento, por exemplo. “A Defesa Civil está preparada para diversas situações decorrentes de eventuais desastres naturais em Várzea Paulista ou dar apoio aos municípios vizinhos”, complementa.

Em abril, sete bombeiros militaresintegrantesda Coordenadoria de BREC do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarinafizeram uma visita técnica a uma mina de carvão. Na oportunidade, entenderam a extração por meio de mina de subsolo com fosso de acesso e percorreram a pé um trecho de cerca de três quilômetros até a frente de serviço, bem como os sistemas preventivos utilizados no interior dessas edificações. “É muito importante conhecê-los, como são empregados na atividade e perceber também a evolução no sistema de extração em subsolo”, afirmou o instrutor da área de BREC do CBMSC, major Felipe Gelain.

 

Grupo especializado

 

Desde 2018, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville conta com um grupo especializado em BREC, inclusive com equipamentos aplicar o método START (Simples Triagem e Rápido Tratamento) às vítimas que se encontram na superfície, bem como técnicas de remoção, levantamento e estabilização de cargas para o resgate de vítima.

Em Lucas do Rio Verde, MT, em junho, alunosdo projeto social Bombeiros do Futuro, da 13ª Companhia Independente Bombeiro Militar (13ª CIBM), foram treinados em BREC, o que incluiu uma simulação de atendimento. “Ao todo, 60 crianças do projeto tiveram a oportunidade de vivenciar uma instrução de evento adverso, visando o resgate de vítimas, controle emocional, senso de liderança e o trabalho em equipe”, informa nota da corporação.

Durante a aula, os militares da 13ª CIBM construíram um cenário de desastre aos alunos do projeto, envolvendo situações de soterramento, de progressão em galeria pluvial, técnicas de amarrações em maca-cesto, sinalização e de táticas padronizadas, conforme a metodologia internacional da INSARAG (International Search and Rescue Advisory Group).

Foto: divulgação CBMMT

Deixe uma Resposta
VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link