Dia Nacional do Bombeiro Militar é marcado por capacitação e ações solidárias
O 2 de julho é o Dia Nacional do Bombeiro Militar. A data, celebrada há 168 anos, é lembrada pela criação provisória do Corpo de Bombeiros da corte, no Rio de Janeiro, pelo Imperador Dom Pedro II. O feito foi para garantir a segurança contra incêndios e no decorrer dos tempos, outras corporações foram fundadas no país. Em 1954, o então presidente Getúlio Vargas assinou o decreto 35.309,instituindo o dia para enaltecer o trabalho desses profissionais em prol da sociedade.
Neste ano, pelo Brasil, diversas atividades marcaram o dia, desde homenagens até ações solidárias, como doação de sangue, e condecorações. Em Goiás, o CBMGO concedeu a Medalha Dom Pedro II, a mais alta condecoração da corporação, e o Título Honorífico Dom Pedro II, destinado a reconhecer autoridades parceiras da corporação.
O evento ocorreu no Comando da Academia Bombeiro Militar (CAEBM), localizado no Setor Goiânia 2. “O novo prédio, com uma área construída de 4.388 metros quadrados, foi projetado para otimizar o treinamento e conforto dos bombeiros, representando um investimento de R$ 12 milhões com o objetivo de se tornar o melhor centro de treinamento do país”, informa notícia do Jornal Opção.
Reconhecimentos no Dia Nacional do Bombeiro
Já no Paraná, militares foram agraciados não apenas pelo trabalho realizado no estado, mas também pelo país, como em prol do Rio Grande do Sul, assolado recentemente pelas enchentes. Segundo informações, o CBMPR foi a primeira corporação fora do Rio Grande do Sul a auxiliar, com 158 bombeiros que resgataram mais de 1.200 pessoas e 550 animais, em 52 dias. “Mais do que nunca, o mandamento precípuo e pilar fundamental de nossa existência pôde ser visto na atuação conjunta de todos os Corpos de Bombeiros Militares os desastres no RS. Situações como essa nos possibilitam testemunhar que o componente mais valioso da nossa Instituição é o recurso humano, é a união de pessoas no mesmo propósito”, frisao coronel do CBMPR Manoel Vasco de Figueiredo Junior.
Em Santa Catarina, o mascote Ice, cão personagem do CBMSC, acompanhado de bombeiros fizeram uma surpresa às crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Mundo Encantado, localizado no bairro Corrida, na cidade de Orleans. Além de conhecer os equipamentos, os pequenos puderam brincar e fazer atividades lúdicas. O CEI conta com 140 crianças entre seis meses e cinco anos de idade e durante a visita, 50 crianças participaram da atividade.
Treinamento
A capacitação não foi deixada de lado. O efetivo de Feira de Santana, BA, participou de uma semana de treinamentos, que envolveram práticas, como resgate veicular, segurança com produtos químicos e incêndios, além de palestras, sendo a primeira em 3 de julho, no Teatro Margarida Ribeiro.
“Durante toda essa semana organizamos eventos para melhorar nossa capacidade. Atualmente, contamos com 174 bombeiros militares e os que não estão trabalhando vieram participar. Comemoramos 10 anos de emancipação e só temos evoluído e temos que comemorar, especialmente nessa data. O batalhão de Feira está bem equipado, sempre temos melhorias a fazer, mas temos equipamentos que condizem com nossa necessidade”, diz o comandante da corporação Emanuel Souza, ao jornal Acorda Cidade.
Foto: CBMPR