Corpo de bombeiros de MS e secretários planejam ações preventivas de combate a incêndios
Para mitigar a série de ocorrências de incêndios que assolam o Mato Grosso do Sul, oficiais do Centro Integrado de Controle Estadual (Cicoe) definiram planejamentos estratégicos a serem feitas no decorrer do ano.
A previsão, segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), é que 2024 o inverno seja seco, com longos períodos de baixa umidade do ar e altas temperaturas, condições favoráveis para focos de calor.
O alerta adianta que o inverno é marcado por ser um período do ano em que o clima é mais seco, propício para provocar o aumento na incidência de queimadas, que são provocadas tanto pelo ser humano quanto pelo próprio meio ambiente. Elas acontecem nas áreas de florestas e regiões rurais, ocorrendo por diversos motivos, como limpeza da vegetação ou preparo do solo para a agricultura e pecuária.
Ações preventivas
O tenente-coronel Leonardo Congro, do Corpo de Bombeiros Militar do MS, em reunião com representantes do Cicoe no Centro Integrado de Comando e Controle da Polícia Militar, em Campo Grande, em janeiro, destacou entre as atividades preventivas a serem promovidas estão cursos, seminários e oficinas de formação de brigadistas.
“As campanhas de conscientização da população também foram citadas, alertando para importância de evitar queimadas e orientando sobre as medidas que devem tomar sempre que surjam focos”, destaca matéria do site Campo Grande News.
Na ocasião, o secretário adjunto Walter Carneiro Junior considerou importante a reunião para planejar as respostas que a população espera o Estado pode dar, a cada nova temporada de seca e agravamento da situação dos incêndios. “As dificuldades sempre vão existir, com ações preventivas e de combate, com planejamento, como tem sido feito, é possível dar a resposta que é preciso e que a população espera”, salientou.
Foto: divulgação