Concessionária de água e esgoto de Sorocaba promove curso de brigada de incêndio
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (SAAE), SP, promoveu um curso de formação de brigada de incêndio e emergência, com o objetivo de atender todos os servidores e unidades da concessionária no município. Ao todo, 60 brigadistas foram certificados e as iniciativas abrangem treinamentos continuados sobre primeiros socorros, e reciclagem de NRs, como as de números 05; 10; 11; 33 e outras pertinentes ao trabalho da autarquia.
A formação da Brigada de Incêndio e Emergência é parte integrante dos investimentos da autarquia em ações contínuas de segurança para seus profissionais, proporcionando, sempre, a excelência dos procedimentos técnicos, prevenção máxima a acidentes e qualidade nos serviços prestados à população.
Brigada de incêndio
“A segurança contra incêndio é uma condição importante em qualquer ambiente, seja ele empresa ou órgão público. Por isso, é fundamental contar com uma equipe bem preparada e capacitada para agir em possíveis situações de emergência, ou seja, uma formação de uma brigada. A equipe é responsável por prevenir sinistros e atuar rapidamente, caso ocorram, protegendo vidas e minimizando danos”, destaca Tiago Suckow, diretor-geral do SAEE-Sorocaba.
Segundo informações, o curso também abrangeu técnicas de uso de equipamentos, como extintores, mangueiras, sprinklers, entre outros, além de treinamento para manobras de extinguir o fogo ou conter sua evolução até a chegada do Corpo de Bombeiros.
À exemplo das brigadas, as capacitações na SAAE são planejadas, em um primeiro momento, na exposição de todo o conteúdo teórico sobre cada tema, com aplicação de prova. Em uma segunda etapa, ocorre a parte prática, em locais específicos, como as dependências do Centro Operacional e das Estações de Tratamento de Água (ETA) Cerrado e de Esgoto (ETE) S1, com a participação dos trabalhadores operacionais, engenheiros e equipes administrativas do Saae-Sorocaba, além dos representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba (SSPMS) e do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest).
Foto: divulgação