CMPC inicia movimento pedagógico para sensibilizar comunidades sobre prevenção e combate a incêndios
Com a proximidade do verão e o início do período mais seco do ano, a CMPC lançou em novembro a campanha de conscientização e combate a incêndios “Juntos Pela Natureza”, que esta edição conta com o slogan “Prevenir incêndios é proteger a vida”. A iniciativa, que chega com novidades, tem como objetivo abrir uma linha de diálogo com a população para alertar sobre os riscos de incêndios florestais e os benefícios da atitude preventiva.
Para sensibilizar uma parcela maior de pessoas, a campanha “Juntos Pela Natureza” foi elaborada com uma abordagem pedagógica, composta por materiais informativos como cartazes, folders e brindes. A entrega será focada em comunidades próximas à unidade da CMPC, em Guaíba, e em áreas onde a empresa mantém operações florestais. Além disso, a ação estará presente nas redes sociais e em rádios locais.
Movimento pedagógico
Uma das grandes novidades deste ano é a produção de um gibi educativo, com histórias em quadrinhos e páginas para colorir, especialmente direcionado para o público infanto-juvenil. A iniciativa vai ao encontro de dois dos pilares que orientam as atividades da empresa, que são a educação e o cuidado com o meio ambiente. A distribuição é gratuita e será feita pela equipe de relacionamento com comunidades da CMPC.
“Com essa campanha, queremos reforçar a importância da prevenção de incêndios e promover a conscientização de todos sobre a necessidade de cuidar do nosso planeta”, explica o diretor-geral de Celulose da CMPC no Brasil, Antonio Lacerda. “Acreditamos que, juntos, podemos fazer a diferença e proteger a natureza para as futuras gerações”, conclui o executivo.
A campanha ainda destaca que, de acordo com o artigo 41 da Lei Federal número 9.605/98, “provocar incêndio em mata, floresta, campo, lavoura, terrenos ou lixo é caracterizado como atividade lesiva ao meio ambiente”, ou seja, é um crime ambiental passível de pena e multa. Em caso de visualizar um foco de incêndio ou fumaça em áreas rurais, a população deve entrar em contato com a Central de Atendimento à Emergência (CAE) da CMPC pelo telefone 0800-726-7333, ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193
Dicas importantes para evitar incêndios:
O momento mais crítico para ocorrência de incêndios abrange o período entre novembro a março. O calor e a falta de chuvas, aliados a mudanças repentinas nas condições climáticas, aumentam significativamente o risco de ocorrências. Por isso, é necessário estar atentos a estas dicas de prevenção:
- Não jogue lixo em áreas florestais.
- Não queime o lixo.
- Cuidado ao utilizar equipamentos que gerem faíscas.
- Não descarte pontas de cigarro próximo à vegetação.
- Em rituais religiosos, acenda velas apenas em locais seguros e apague-as ao deixar o local.
- Evite acender fogueiras em áreas verdes.
- Informe rapidamente o Corpo de Bombeiros ou Defesa Civil do seu município sobre qualquer risco iminente de incêndio.
- Prefira sempre a possibilidade de utilizar equipamento mecânico na limpeza do terreno em vez de optar por queimadas.
- Faça manutenção periódica no motor de caminhões, máquinas e tratores (os veículos podem soltar faíscas pelo equipamento e causar incêndios).
A prevenção é aliada diária. Com atitudes responsáveis no dia a dia, é possível evitar incêndios e salvar vidas.
Foto: Divulgação