CBMSE explica atuação da brigada de incêndio em empresas

0

Em estabelecimentos comerciais de grande porte, uma equipe importante para o funcionamento seguro das atividades comerciais é a de brigada de incêndio. A equipe é treinada para atuar em princípios e em pequenos incêndios na área dos estabelecimentos comerciais. A atuação da brigada de incêndio é fundamental para evitar que o incêndio se alastre e cause maiores danos, além orientar os demais funcionários e também os clientes da empresa a deixarem a área de risco com segurança.

Segundo o tenente-coronel Jairo Cruz, o assessor de comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), a brigada de incêndio é composta pelos funcionários do estabelecimento treinados para agir, principalmente, em casos de incêndio. “Essa brigada pode ser os próprios funcionários, que foram treinados para atuar na ocorrência, ou pode ser uma brigada terceirizada, ou seja, uma empresa contratada. Mas, o Corpo de Bombeiros orienta que treine os funcionários do estabelecimento, porque são eles que darão o primeiro atendimento”, destacou.

 

Atribuições da brigada de incêndio

 

Sobre a obrigatoriedade, conforme o tenente-coronel, os estabelecimentos comerciais de grande porte devem ter brigada de incêndio. “Aqueles estabelecimentos comerciais que possuem área construída acima de 750m2 ou dependendo do material que está sendo comercializado, como óleo lubrificante acima de mil litros, mesmo tendo metragem inferior aos 750m2, é preciso que tenha o projeto de segurança contra incêndio e possuir, em seu quadro, uma brigada de incêndio”, alertou o militar.

O assessor de Comunicação do CBMSE detalhou que o papel da brigada de incêndio consiste em atuar no primeiro combate a incêndios. “O brigadista tem o treinamento devido para combater em princípios de incêndio, pequenos incêndios, já que os incêndios são divididos em cinco tipos. Então, o brigadista é aquele que vai dar o primeiro combate com extintores de incêndio, ou seja, ele vai combater o princípio de incêndio ou um pequeno incêndio, como em uma lixeira, cadeira, ar-condicionado, ou até mesmo prestar primeiros socorros”, informou.

 

Fiscalização

 

O militar ressaltou que o Corpo de Bombeiros fiscaliza tanto a brigada de incêndio, quanto os estabelecimentos comerciais. “A corporação trabalha com o pessoal ordinário, que são os bombeiros vistoriantes. Mas, é importante que o proprietário do estabelecimento tenha o interesse em se preocupar em levar segurança para os colaboradores e clientes. A pessoa que tiver conhecimento de estabelecimento irregular deve fazer a denúncia, que os fiscais irão fazer a vistoria”,  detalhou.

O tenente-coronel Jairo Cruz reiterou que a brigada também tem o papel de evitar os incêndios nos estabelecimentos comerciais. “A brigada faz a vistoria diária, se a fiação elétrica não está sobrecarregada, se os ares-condicionados tem a manutenção em dia. Nos restaurantes, se a coifa está funcionando corretamente. O brigadista vê se aquele equipamento está com a manutenção em dia e está atento para orientar ao proprietário sobre a manutenção, assim como também dos extintores e dos hidrantes”, concluiu.

 

Ocorrências em Sergipe

 

De acordo com os dados do Corpo de Bombeiros do estado, nos sete primeiros meses de 2022, a corporação realizou 191 atendimentos a incêndios em edificações em Sergipe. Comparado ao mesmo período de 2021, houve um aumento de 7%, já que, naquele ano, o Corpo de Bombeiros atendeu 178 ocorrências desta natureza. O maior número ficou concentrado na Grande Aracaju, com cerca de 80% dos atendimentos. Na região do centro comercial da capital, houve 10 incêndios em edificações em 2021 e cinco, até o mês de julho de 2022.

 

Deixe uma Resposta
VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link