CBMSE elabora curso de combate a incêndio aos comerciantes de fogos de artifício
Com a chegada das celebrações de Ano Novo, o uso de fogos de artifício aumenta e o comércio se prepara a estocar e vender esse produto. Vale lembrar que o Brasil o segundo maior produtor, atrás apenas da China.
Esse movimento também desponta a necessidade de medidas preventivas para o armazenamentoe, principalmente, a prevenção de acidentes. Para tanto, uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), por meio de sua da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), e a Escola de Governo, da Secretaria de Estado da Administração, resultou em um curso recente realizado a comerciantes desse setor.
“Nosso objetivo é capacitar os profissionais na elaboração de projetos tanto para o comércio em barracas de fogos de artifício quanto eventos temporários com ou sem espetáculos pirotécnicos”, comenta o capitão Luiz Mário, um dos instrutores do curso.
O militar informa ainda que os participantes na ocasião puderam obter informações sobre o novo Sistema de Acompanhamento de Projetos de Segurança (SAPS), plataforma desenvolvida pelo CBMSE para obtenção do Atestado de Regularidade de Barraca de Fogos (ARBF) e do Atestado de Liberação de Eventos (ALE) em comércios de fogos de artifício e eventos temporários.
Prevenção para uso dos fogos de artifício
Dentre os assuntos abordados, atualização de vistoriantes da corporação e conteúdo para engenheiros, arquitetos e técnicos. “Essa formação é essencial para que os projetos que envolvem uso de fogos de artifício, inclusive, sejam elaborados dentro das normativas do CBMSE, garantindo a segurança e a integridade física do público”, frisa Elaine Cristina, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi).
“A prevenção é sempre a melhor forma de evitar sinistros e salvas vidas. Todas as nossas normas têm esse objetivo”, conclui o capitão Luiz Mário.
Foto: divulgação