CBMMS realiza curso de manobras em veículos off-road
Trabalhar em meio a mata fechada e floresta densa faz parte das tarefas do corpo de bombeiros na condução de lidar com os incêndios florestais. Para tanto, o treinamento em veículos off-road é crucial para êxito nessas ações.A corporação de Mato Grosso do Sul (CBMMS) formou 20 novos condutores de viaturas em terreno fora da estrada, sendo a primeira edição do Estágio de Direção 4×4 (ED4x4).
A estimativa éaté julho ter mais quatro edições do curso e, no total, habilitar 100 novos condutores operadores.A Academia de Bombeiros Militar (ABM) do estado foi palco das instruções teóricas, já as práticas, foram realizadas em regiões com terrenos como oMorro do Ernesto, em Campo Grande.
“A iniciativa é do CBMMS, com investimentos do governo estadual, com foco em preparar nossas equipes para atuar no Pantanal, principalmente nas ações de combate a incêndios florestais e busca e resgate nessa região. Queremos aumentar a vida útil dos equipamentos, que são investimentos públicos, com qualidade, com treinamento e com capacitação do nosso efetivo, chegando mais rápido até o local da ocorrência, garante-se menor tempo resposta e melhores condições de trabalho”, esclarece major Eduardo Teixeira,subdiretor da Diretoria de Proteção Ambiental da corporação.
Além de manobras e entendimento das regiões onde se trafegam, os militares também aprenderam sobre manutenção preventiva e principais diferenças de cada tipo de veículo utilizado pelo CBMMS, com instruções ministradas por um engenheiro mecânico.
Outros veículos
Segundo a corporação, as próximas edições dos treinamentos de condução dos veículos Auto Tanque (AT) e Auto Bomba Tanque Florestal (ABTF), essenciais para o combate em vegetações e propriedades do entorno desses terrenos.
“Essa é a edição inicial, com uso de camionetes tipo pick-up e, posteriormente, iremos realizar a instrução utilizando também ATs e ABTFs, viaturas pesadas, 4×4, com o intuito de facilitar nossa logística e apoio em regiões de difícil acesso, no Pantanal”, endossa o militar.
Foto: Cabo Paulon/CBMMS