CBMMG leva à população ações preventivas contra deslizamentos ocasionados pelas chuvas
Os primeiros três meses do ano são conhecidos no país com os mais chuvosos, o que acende o alerta quando o assunto é deslizamentos de terra em encostas, bem como as temidas enchentes. Ações pontuais são necessárias por parte dos atores envolvidos no combate e prevenção junto às comunidades.
O 10º Batalhão de Bombeiros Militar em Minas Gerais (10°BBM – CBMMG), ciente dos impactos desse período, promoveu uma série de atividades ao público e a militares, a “Semana de Prevenção ao Risco de Movimentos de Massas Relacionados às Chuvas”.
Uma das ações foi campanhas de conscientização sobre os perigos associados a deslizamentos e inundações, além de capacitar comunidades em áreas de risco para lidar com emergências causadas por chuvas intensas.
Treinamentos a militares e ações conjuntas
A corporação também realizou capacitações técnicas, como a utilização de equipamentos e técnicas para salvamento terrestre, para aprimorar a resposta das equipes em situações de emergência relacionadas, bem como foi palco do “Workshop de Materiais Operacionais para o Período Chuvoso”, voltado aos Núcleos de Atenção às Chuvas do 1º Comando Operacional Bombeiro (1º COB).
Para uma das simulações, que foi acompanhada pela imprensa, a prefeitura de Divinópolis cedeu uma residência em condições de demolição para que os militares usassem técnicas e equipamentos para abordagem em estrutura colapsadas e resposta a desastres naturais.
Em nota, o Governo de Minas Gerais realiza ações de resgate e atendimento às famílias atingidas pelas chuvas, como as ocorridas recentemente em Santana do Paraíso e Ipatinga, no Vale do Aço. “Reforçamos a importância das ações conjuntas do governo e prefeituras. Ajuda humanitária, apoio técnico, recuperação e limpeza de vias e atendimento aos desabrigados e desalojados estão garantidos às cidades”, frisa o comunicado.
Foto: CBMMG