CBMCE participa de capacitação sobre baterias, em fábrica no PE
O Comando de Engenharia e Prevenção de Incêndios (CEPI), do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), participou neste mês de uma instrução técnica na fábrica de baterias Moura, em Belo Jardim, PE.
Além do Ceará, corporações de outros estados também participaram da dinâmica, coordenada pelo Comitê 2024 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), responsável pela normatização da eletromobilidade no Brasil, o que abrange baterias, acumuladores estacionários e demais dispositivos aplicados a veículos elétricos.
“O encontro teve como foco o aprofundamento técnico sobre incêndios envolvendo baterias, especialmente as de eletromobilidade, como veículos elétricos. Foram analisadas possíveis causas, com destaque aos efeitos de ações mecânicas e do estresse térmico causado pelo calor ou por processos de carregamento”, informa comunicado do CBMCE.
Riscos das baterias
Segundo pesquisa da National Transportation Safety Board (NTSB), entidade dos EUA, possíveis incêndios em baterias de veículos elétricos apresentam probabilidade significativamente menor em comparação com veículos convencionais: Em 2023, foram registrados 25 incêndios para cada 100 mil carros elétricos nos EUA, ante os 1.530 casos para cada 100 mil unidades de veículos a combustão.
Essas baterias contam com sistemas mais modernos de proteção para evitar danos maiores a vida das pessoas condutoras, como o modelo tipo Blade, disponível no Brasil, que possui células com superfícies mais largas e baixa liberação de calor.“O controle de incêndios em veículos elétricos apresenta complexidades específicas. As baterias liberam mais de 100 substâncias tóxicas durante a combustão, incluindo gás carbônico, cianeto e metais pesados”, alerta matéria do IG Carros.
Foto: CBMCE