Casa de repouso que pegou fogo em São Paulo não tinha AVCB
A casa de repouso clandestina em que seis pessoas morreram e duas ficaram feridas num incêndio, no dia 10 de setembro, na Zona Leste da capital paulista foi interditada no último dia 12 pela Defesa Civil. Os técnicos precisam avaliar as condições do sobrado e saber se suas estruturas foram abaladas pelo fogo.
Em nota, a Prefeitura de São Paulo informou que “a Subprefeitura São Mateus interditou no final da manhã do dia 12 o imóvel, incendiado, localizado na Rua Phobus e onde funcionava um asilo clandestino. A medida foi tomada ‘em virtude do risco existente na continuidade do uso do imóvel nas atuais condições, importando grave ameaça à integridade física de seus ocupantes, de seus vizinhos ou dos transeuntes'”.
Entre as hipóteses investigadas pelo 49º Distrito Policial (DP), São Mateus, para tentar explicar o que causou o fogo que atingiu o imóvel, está a de que um curto-circuito possa ter provocado as chamas que consumiram o local. Em fotos divulgadas pela investigação, é possível ver o estrago que o incêndio causou no quarto.
Irregularidades
Segundo a Prefeitura, o Lar da Vovó funcionava de maneira irregular sem as licenças da Vigilância Sanitária Municipal. Antes do incêndio, a Secretaria da Saúde já havia interditado o estabelecimento duas vezes quando ele operava em endereços diferentes.
Além disso, o imóvel também não possuía o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que comprovaria que o lugar tem itens de segurança contra incêndios.
Menos da metade das edificações da cidade de São Paulo tem o laudo do Corpo de Bombeiros contra incêndios regularizado.
Entre os, aproximadamente, 375 mil imóveis que, por lei, precisam ter o documento, só 46% estão com o auto de vistoria em dia, segundo informações tabuladas pela Rádio Bandeirantes, com base nos dados da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros.
Muitos dos prédios ficam em pontos de comércio popular da cidade, como no Brás e na Rua 25 de março. Nos últimos oito incêndios graves que aconteceram esse ano na capital, em nenhum dos casos o imóvel que pegou fogo tinha o AVCB a exemplo do lar de idosos na zona leste. Imóveis sem o AVCB podem ser multados.