Campanha “O Fogo É Fogo!” realiza sua 8ª edição e estimula ações preventivas
No período de estiagem, a incidência de focos de incêndio aumenta em toda a região de Taquaritinga, SP. A Campanha de conscientização, prevenção e combate aos incêndios na região, organizada pela Abag/RP, com o apoio de associações e usinas, reforça sobre quais medidas preventivas devem ser adotadas por toda a sociedade.
Buscando sensibilizar a população, no dia 7 de julho, a Raízen, em parceria com a Prefeitura Municipal de Guariba, Socicana, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, realizou uma carreata pela cidade, com o tema “Quem ama a terra, não chama o fogo”. Foram distribuídos panfletos aos moradores com informações sobre como ajudar no combate aos incêndios.
No dia 13 de julho, foi lançada a 8ª edição da Campanha, em um evento realizado no Theatro Pedro II, com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto/SP, que apresentou clássicos da música brasileira. No local, foram divulgadas também imagens publicitárias e de incêndios que atingiram o campo e as cidades da região.
Investimentos em ações preventivas
Como afirma a campanha, à primeira vista, tem-se a impressão de que os incêndios não têm uma causa definida, e que o fogo simplesmente acontece! Porém, segundo dados do Ministério Público de São Paulo, 80% dos incêndios ocorrem por ação ou omissão do homem, ações impensadas, intencionais, ou até criminosas.
Além da destruição de bens materiais, da flora e da fauna, existe a emissão de gases e partículas prejudiciais à saúde humana e animal.
Por isso, a mensagem é um pedido a toda a população para pensar sobre os riscos ao jogar uma bituca de cigarro na pista ou atear fogo no mato. Usinas e produtores rurais estão investindo em ações preventivas, como monitoramento 24 horas no campo, com câmeras e via satélite; brigadas de incêndios; treinamentos; redes de cooperação, ações educativas e comunicação com a sociedade.