Brigadistas recebem capacitação sobre educação ambiental
No período entre os dias 24 e 27 de outubro, o Instituto Brasília Ambiental, por meio de sua Unidade de Educação Ambiental (Educ), executou a programação de educação ambiental para brigadistas florestais.
O curso foi ministrado por servidores do próprio instituto, na sede do órgão, localizada na 511 Norte, Bloco C, Edifício Bittar. As atividades foram das 8h30 às 11h30, somando 20 horas de carga horária, sendo 30 vagas destinadas a supervisores, chefes de brigada e brigadistas. Todas as vagas foram preenchidas.
O chefe da Educ, Marcus Paredes, lembra a importância do curso para esse público-alvo que “interfere com ações de cuidados diretamente no meio ambiente do Distrito Federal, principalmente em um momento em que o cerrado se encontra muito frágil, neste período da seca”.
Programa
A formação trouxe na programação a abordagem de temas como a criação e os desafios do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Ppcif), importância das unidades de conservação e desafios da gestão, ecologia e fogo no cerrado, programa Eu Amo Cerrado e informações sobre bichos e plantas do bioma, entre outros tópicos.
O curso contou ainda com atividade prática de educação ambiental, a ser desenvolvida no entorno da Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esecae), em Planaltina.