Bombeiros no Ceará participam de treinamento com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

0

Recorrentemente falamos em INCÊNDIO da importância dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) não apenas para salvaguardar o bombeiro, mas também proporcionar as atividades com eficiência e isso requer um treinamento prévio, para o entendimento desses itens, suas funcionalidades e, principalmente, dispositivos protetivos.

No Ceará, os alunos do Curso de Habilitação a Oficial do CBMCE (CHO BM) participaram de uma vivência promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública do estado (Aesp/CE), o que incluiu uma avaliação prática da disciplina de Operações Bombeiro Militar.

“Os alunos vestiram o material completo de combate a incêndios e precisaram montar o Equipamento de Proteção Respiratória Autônomo (EPRA), conectando o cilindro ao suporte e acoplando-o na máscara. Em seguida, fizeram um percurso que exigiu esforço físico para concluir a prova”, explica o tenente-coronel Daniel Oliveira Landim, comandante do batalhão de Busca e Salvamento do CBMCE.

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são importantes porque protegem a saúde e a integridade física dos trabalhadores; previnem acidentes de trabalho e doenças ocupacionais; evitam ou reduzem a gravidade de lesões; são uma medida de segurança adicional; são fundamentais em atividades que envolvem produtos químicos, partículas volantes ou radiação.

Alguns exemplos de EPIs são: Protetores auriculares, Óculos de proteção, Capacetes, Luvas, Botas, Viseiras e Máscaras faciais.

 

Celeridade e precisão para usar os equipamentos

 

Com o objetivo de consolidar conhecimentos e diretrizes operacionais para garantir a segurança da sociedade, os 45 subtenentes participantes realizaram essas táticas focadas no combate a incêndios em edifícios altos, para montagem e utilização dos equipamentos de EPRA cronometrado, já que cada segundo conta na agilidade e precisão nas ocorrências.

A série de testes incluiu subir pavimentos, conectar e desconectar equipamentos em tempo hábil para retornar ao ponto inicial do exercício.“Estamos nos preparando para atender à sociedade, especialmente em edifícios altos, como o décimo ou décimo quinto andar. Esses exercícios são fundamentais para nossa formação, nos preparam para proteger e servir com a máxima eficiência”, comenta Alexandre, aluno do CHO BM.

Foto: divulgação

Deixe uma Resposta
VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link