Bombeiros mirins é exemplo de responsabilidade social  

0

A prevenção contra incêndios é responsabilidade de cada um, desde a manutenção de instalações elétricas em suas casas para evitar sobrecarga até a conscientização por parte de crianças e jovens sobre os perigos de atear fogo em entulho, auxilio ao próximo e outras orientações, que posteriormente serão passadas para responsáveis e toda a comunidade onde estão situados.

 

Programa Bombeiros Mirins

 

Esse é o trabalho do chamado Bombeiro Mirim, programa promovido pelo Corpo de Bombeiros em vários estados do Brasil, formalizado por leis estaduais e destinado a capacitar adolescentes e crianças, de faixa etária em média de 8 a 15 anos, em geral. A promoção da inclusão social, a formação de valores éticos e respeito à diversidade são alguns dos tópicos aprendidos no programa, bem como os participantes têm noções de primeiros socorros, como proceder em casos de focos de incêndio e em emergências, além de como contatar a corporação.

“Cada estado possui suas próprias regulamentações e códigos de prevenção de incêndios. Geralmente, seguem diretrizes nacionais estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo Sistema Nacional de Segurança contra Incêndio (SINAPI)”, informa o Corpo de Bombeiros do Ceará em seu site.

 

Cidadania

 

Segundo estimativas do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, SC, mais de seis mil famílias da cidade foram beneficiadas desde a fundação do programa, em meados de 1984. “O ingresso no Bombeiros Mirins se dá por teste seletivo mediante edital de chamamento, que ocorre uma vez por ano no segundo semestre. A partir dos 15 anos, já como aspirantes, os alunos participam de cursos, exercícios e rotinas relacionadas à atividade de bombeiro”, informa nota da página do CBVJ.

Em Venâncio Aires, RS, o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) pretende implantar o projeto nas escolas municipais a partir de 2024, sendo destinado a crianças de 10 a 12 anos e com uma proposta pedagógica com 40 horas de aula a ser desenvolvida ao longo do ano. “O nosso objetivo é formar cidadãos e manter viva a infância. Queremos levar o projetoespecialmente às áreas de maior vulnerabilidade social. Além do curso, nós também passamos atividades físicas, cuidados com ahigiene e civilidade”, disse o tenente Luciano Moraes, comandante do Corpo de Bombeiros local, ao GAZ.

Outro exemplo vem do Maranhão, que conta com 26 polos do programa, sendo 12 na capital. “O Bombeiro Mirim é reconhecido como um dos principais projetos sociais da nossa corporação, contribuindo ativamente para a construção de uma sociedade mais segura e solidária”, disse o coronel Célio Roberto de Araújo, comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do estado, durante a solenidade de parceria com Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), ocorrida em julho.

O projeto foi apresentado ao desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, vice-presidente e corregedor do TRT-MA. “Foi uma grata satisfação conhecer esse nobre projeto social, que leva educação, aprendizado e valores às nossas crianças e jovens. Em nome do Tribunal Regional do Trabalho, posso dizer que estamos à disposição e temos interesse em conhecer mais e fortalecer o projeto”, disse o desembargador.

“Ao participar, as crianças e adolescentes têm a chance de viver muitas experiências, o que proporcionam uma visão mais ampla da importância do serviço prestado pelos bombeiros à comunidade, despertando o interesse e o engajamento desse público”, frisouo tenente coronel Helton Pereira, coordenador geral dos Programas Sociais do CBMMA.

Foto: Divulgação/CBVJ

Deixe uma Resposta
VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link