Bombeiros do Piauí recebem kit com câmeras termográficas para ações em incêndios florestais
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI) recebeu da Secretaria de Segurança Pública equipamentos para auxiliar em ações como incêndios florestais e estruturas colapsadas. Dentre os itens, conjuntos acopláveis a veículos (kit pick-up para combate a incêndio florestal), câmeras termográficas e notebooks.
Câmeras termográficas
As câmeras termográficas são equipamentos que medem a temperatura de um objeto ou ambiente sem contato físico. Elas são capazes de detectar pontos quentes em um ambiente, o que pode ser útil para prevenir incêndios. Além disso, as câmeras termográficas portáteis e aéreas são ferramentas vitais no combate a incêndios, pois auxiliam os bombeiros a ver através da fumaça e monitorar a propagação do fogo. No caso dos incêndios em áreas florestais e de preservação, esses equipamentos podem ser usadas para encontrar o foco do incêndio mesmo através da fumaça e guiar com segurança a equipe de terra.
Elas também podem ser incorporadas em drones para monitorar áreas de difícil acesso e detectar pontos quentes em um ambiente. A chegada mais rápida de uma equipe de bombeiros significa que um foco detectado por imagens termográficas pode ser extinguido muito antes de causar danos extensos.
Ajuda da tecnologia
Segundo o coronel José Veloso, Relações Públicas do CBMEPI, eles tiveram que trabalhar com urgência essa questão dos kits de incêndio florestal contendo as câmeras termográficas, devido ao pico de queimadas na região. “Por serem compactos, podem ser colocados na carroceria de qualquer picape, facilitando nosso trabalho. Todos ganham: a população, a comunidade, o meio ambiente e nosso pessoal que terá maior eficiência”, explicou ao site Cidade Verde.
“Esses kits têm uma mobilidade maior e ajudarão todas as corporações do Corpo de Bombeiros durante as missões. Estamos em um período com muitos focos e esses equipamentos vêm para auxiliar nessa demanda por meio da modernidade e tecnologia. São artefatos fundamentais, sendo distribuídos por o estado”, frisou Chico Lucas, secretário estadual de Segurança, durante a cerimônia de entrega dos equipamentos, em outubro.
Foto: Ascom