Bombeiros do Pará recebem treinamento com destaque ao uso de desencarceradores em ocorrências de trânsito
Bombeiros lotados no 14º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) em Tailândia, PA, participaram de um treinamento para lidar em ocorrências de trânsito, como acidentes, incêndios e outros desafios envolvidos, com destaque ao uso de desencarceradores.
O treinamento mostrou, principalmente, como fazer o desencarceramento, ação fundamental quando as vítimas estão presas nas ferragens e é preciso equipamentos propícios para tal resgate.
Importância dos desencarceradores
Os novos desencarceradores são modelos elétricos e foram adquiridos pelo Governo estadual e destinados à cidade. A ação, ocorrida em janeiro, foi ministrada pelo 3º sargento Jaime, que já atua há mais de 13 anos em Tailândia. “Todo o efetivo do município passou pelo treinamento e os bombeiros aptos ao manuseio dessas novas ferramentas devem atender os distritos Palmares, Jacundá e Goianésia do Pará”, informa o militar, ao Portal Tailândia.
Segundo informações no portal da empresa Resgatécnica, os desencarceradores possuem extrema importância no processo de salvamento de pessoas que estão vitimadas em acidentes, principalmente em situações onde estas se encontram presas às ferragens dos veículos envolvidos.
Com sua atuação, é possível realizar a remoção dessas pessoas, uma vez que, ao entrar em contato com a superfície das ferragens, este equipamento é capaz de realizar cortes de diferentes proporções.
Dessa forma, os desencarceradores são itens essenciais para aquelas pessoas que possuem, como função, realizar esta tarefa de suporte e auxílio de socorro e atenção a este tipo de vítimas e situações.
Foto: divulgação