Bombeiros de São Paulo recebem do Detran veículos para simulações

0

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo recebeu do Departamento Estadual de Trânsito do Estado (Detran-SP), vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), nove carros que estão sendo utilizados em aulas práticas das turmas da Escola Superior de Bombeiros Coronel Paulo Marques Pereira, em Franco da Rocha.

Esse consentimento foi feito por meio de um acordo de cooperação técnica em andamento entre o Detran-SP e o Corpo de Bombeiros, que periodicamente receberá os automóveis removidos de pátios de custódia os classificados como “sucata”, ou seja, sem condições de circular, e habilitados nessa categoria em leilões.

“Não há como efetivamente aprender as técnicas sem vivenciá-las na prática. Seria como promover a formação de médicos sem a residência ou o atendimento direto à população”, destaca a capitã Maria de Fátima Rosa Franco, chefe do Laboratório de Salvamento Terrestre da Escola Superior de Bombeiros.

Segundo informações do Detran-SP, os carros cedidos estão armazenados há meses nesses pátios e os antigos proprietários não reclamaram ou notificaram o órgão. “Estamos empenhados em contribuir à formação de profissionais que atuarão diretamente com a mesma finalidade que motiva o Detran-SP: o salvamento de vidas no trânsito”, comemora Ícaro Eustacchio, diretor de Educação para o Trânsito e Fiscalização do Departamento.

 

Treinamento Detran

 

Em julho, os alunos puderam utilizar os primeiros veículos cedidos pelo Detran-SP, numa simulação de salvamento de vítima de trânsito. “Nossa premissa é sempre atuar com eficiência e agilidade, pois qualquer minuto pode ser precioso para salvar uma vida”, conta cabo Gozzi, instrutor do curso.

Ao todo, a disciplina de Salvamento Veicular é composta por quatro aulas, de 16h de conteúdo, que englobam instruções sobre anatomia, ferramentas e metodologia de corte em salvamento veicular,além das táticas de socorro de sinistro de trânsito.

“A Escola Superior já solicitou veículos, necessários aos cursos de formação e especialização até o final de 2024. A estimativa é que requisitem de 12 a 15 veículos mensalmente para treinamentos. A Escola recebe anualmente 900 alunos, entre eles, bombeiros militares de outros estados para complementarem a formação”, informa o Detran-SP.

Foto:Detran-SP

Deixe uma Resposta
VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link