Bombeiros de Manaus alertam sobre os riscos da utilização de oxigênio em casa

0

Devido à falta de vagas nas unidades hospitalares em Manaus e nas cidades do interior do Amazonas, familiares de pessoas com Covid-19 passaram a tratar os enfermos em casa, e um dos itens que tem ajudado a manter os infectados com vida é o oxigênio. No entanto, o uso inadequado pode provocar acidentes domésticos, como incêndios.

Até o momento, nenhum acidente relacionado aos cilindros foi notificado em Manaus, de acordo com o Major Janderson Lopes, do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas. Apesar disso, é preciso ficar alerta e tomar cuidados para evitar um acidente. Um dos cuidados é com o transporte.  Os cilindros não podem, em hipótese alguma, ser transportados na horizontal. “Colocá-los deitados nas carrocerias é um risco, tendo em vista que pode haver uma colisão e pode, se estiver cheio, causar uma rápida liberação da pressão dentro do cilindro, causando outros acidentes”, orientou.

Os cilindros devem ser armazenados sempre longe de fontes de calor. O ideal é colocá-los em ambientes protegidos e que estejam também distantes de áreas de geração de energia ou qualquer outra fonte que possa elevar a sua temperatura.

Outra orientação importante está relacionada ao seu manuseio. Lopes alerta que o gás dentro do cilindro causa uma pressão muito grande e, caso a válvula seja danificada, é possível que ocorra um acidente grave com quem está manuseando. “A pressão do gás dentro do cilindro é forte o suficiente para ejetar ou forçar essa válvula, como se fosse um tiro ou uma explosão” alerta.

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.