Bombeiro Sênior: experiência aliada ao serviço de prevenção

0

Além do trabalho com as crianças, por meio das atividades que englobam o Bombeiro Mirim, as corporações também realizam ações voltadas ao público idoso, por meio do projeto Bombeiro Sênior.

Na cidade de Divinópolis, MG, o 10º Batalhão de Bombeiros Militar (10ºBBM – CBMMG) realiza o Projeto de Responsabilidade Social Bombeiro Sênior, que desde abril de 2006 atende pessoas a partir de 60 anos por meio de atividades que envolvam o bem-estar emocional, social e corporal. “Os exercícios físicos são realizados com indicação médica, com objetivo de oferecer oportunidade de inclusão social, resgate da autoestima e valorização da pessoa idosa, diminuindo o número de distúrbios psicológicos e suas doenças correlatas, como depressão, insônia, angústia, síndrome do pânico”, informa nota.

 

Projeto Bombeiro Sênior

 

O Projeto expandiu-se para demais unidades do Corpo de Bombeiros pelo estado, ampliando o número de atendidos. Em São Gonçalo do Rio Abaixo, o batalhão da cidade iniciou em maio as ações, por meio de parceria com a Associação Bem-Viver da Terceira Idade (Abeviti) e a prefeitura.

Com encontros semanais, 40 moradores com mais de 59 anos aprendem a cultura da prevenção a incêndios e desastres e a ação em emergências. Uma das vivências foi conhecer o quartel, utilizar equipamentos que os bombeiros manuseiam, além de um treinamento de desengasgue, algo que pode acontecer com idosos.

 

Pelo Brasil

 

Além de Minas Gerais, outros estados também contam com programas semelhantes. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) bem como os Bombeiros Voluntários contam com a ação Bombeiros da Melhor Idade. Dependendo da unidade, o curso de formação tem carga horária entre 30 a 40 horas, com noções de primeiros socorros, prevenção em acidentes e incêndio, além de conhecimentos institucionais do CBMSC.

“Depois de formados, os Bombeiros da Melhor Idade continuam ativos nos quartéis, participando do desfile no dia 7 de setembro e do Dia Nacional do Bombeiro”, explica a Capitão BM Fernanda Sebastiani, do 13º BBM. Um destaque é o programa de avaliações de atendimento, presente nesse batalhão desde 2018, o qual consiste em contatar pessoas atendidas por profissionais do CBMSC. “Durante as ligações, os voluntários preenchem um questionário com seis perguntas sobre a satisfação dos usuários atendidos em todos os municípios que integram o 13º BBM. A carga horária é de duas horas diárias, de segunda à sexta-feira”, informa nota.

Já no Ceará, o Corpo de Bombeiros local conta com o Projeto Saúde Bombeiro e Sociedade (PSBS), que oferece, também em parcerias com outras entidades, o suporte à população, em especial às mulheres, por meio de atividades de inclusão e coesão social.

Em abril, o núcleo de Vila União celebrou 20 anos de atividades, que também englobam ações para pessoas com deficiência.  “O PSBS tem tido um impacto significativo na saúde das mulheres do Ceará, e é por isso que vamos continuar trabalhando para fortalecer as atividades”, frisa o tenente-coronel George Girão, coordenador do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) do CBMCE.

Foto: divulgação CBMMG

Deixe uma Resposta
VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link